Olá, eu sou Diego Simioni e hoje eu vou falar para vocês 04 motivos para você não expandir o seu negócio através de franquias.


Motivo 1 - Considerar o modelo de franquia como a Tábua de Salvação

O primeiro motivo é acreditar que as franquias são a tábua de salvação de um negócio que não está indo tão bem. Na realidade quando a gente pensa em franchise, a gente pensa em um modelo de negócio replicável e bem sucedido. Portanto, se o teu negócio não está indo bem, não é com franquias que você vai conseguir resolver o seu problema.

Primeiro você tem que olhar para a rentabilidade do seu próprio negócio, fazer ele ser bem sucedido e depois pensar em replicar este modelo.


Motivo 2 - Acreditar que a empresa vai sobreviver apenas com taxas

A segunda razão para você não expandir através de franquia, é acreditar que uma empresa de franquias, consegue se sustentar a longo prazo, apenas recebendo aquela taxa de franquia, ou seja, a taxa inicial que o franqueado te paga para fazer parte do sistema de franquia.

Normalmente os empresários ficam maravilhados com a possibilidade de cobrar uma taxa de franquias de 30, 40, 50, 60 mil reais. Na realidade o negócio de franquias precisa se sustentar através dos royalties, ou seja, aquele dinheiro que o teu franqueado vai te remunerar mensalmente.

Franquia é um negócio de longo prazo, então, a rentabilidade não vai se dar apenas com o recebimento de uma taxa.


Motivo 3 - Sem processos de negócios replicáveis

O terceiro motivo para você não expandir o seu negócio através de franquias, é não possuir processos de negócios que possam ser replicados. Se a sua empresa está uma bagunça hoje, você não vai conseguir replicar o seu modelo de negócio, ou seja, você não tem condições de treinar o franqueado no seu expertise.

Se este é o seu caso, antes de se expandir através de franquias, você precisa revisar ou criar novos processos de negócio, que vão possibilitar você ser um multiplicador deste teu conceito.


Motivo 4 - Falta de capital

O quarto motivo é achar que, como na franquia você não vai ter que investir em abrir um unidade - esse capital vai vir do franqueado, você não precisa ter nenhum capital para fazer o negócio de franquia acontecer.

A gente sabe que cada vez mais, o mercado de franquia se torna mais competitivo. Portanto, é fundamental que, primeiro, você esteja bem preparado para entrar no mercado, com planejamento, com a parte jurídica bem resolvida e com processos de negócio bem estruturados. Segundo, você vai precisar investir para divulgar a sua marca dentro do mercado de franquias, e em uma estrutura comercial capaz de atender aqueles interessados em comprar a sua franquia.

Você acha que o modelo de Franquias é a Tábua da Salvação do seu negócio?

Diego Simone
Diego Simone
É administrador de empresas, empresário e consultor. Atuou em diversas funções nas áreas de planejamento financeiro e estratégico em multinacionais no Brasil e EUA, onde coordenou o processo de planejamento para sete países da América Latina.

Comments are closed.

//]]>