Afinal, como fazer a gestão da sua marca?
24 de Janeiro de 2018
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6 dicas imperdíveis para aumentar a força da sua marca

Quando falamos em aumentar a força da marca, um conceito importante de ser mencionado é o Branding. Basicamente, podemos descrevê-lo como um processo de gestão da marca: todos os esforços são direcionados para que ela possa ser mais conhecida e melhor aceita pelos consumidores.

As ações para tornar isso possível são variadas e envolvem propósitos e valores da empresa, bem como as formas de marketing utilizadas para divulgá-los. Há ainda outros fatores — contudo, antes disso é preciso explicar o conceito de marca.

Uma explicação simples é a que diz que a marca é tudo que remete à sua empresa, ou seja, um conjunto de coisas que dizem respeito ao seu posicionamento de mercado, como site, produtos, redes sociais, campanhas e afins.

Bom, entendido isso, podemos agora ver algumas dicas para aumentar a força da sua marca. Interessado? Então, continue lendo!

1. Ter uma identidade visual sólida

Basta parar um pouco e logo você verá que as grandes marcas têm identidades visuais marcantes. Volkswagen, Apple, Coca-Cola, entre outras, retratam bem isso.

A marca não é só um logotipo, mas ter uma identidade visual sólida é essencial para criar uma marca forte. E as explicações para isso são diversas: fácil identificação dos consumidores, reforço da autenticidade, uma conexão maior com os interesses do público etc.

Aliás, sobre este último aspecto, é preciso citar a importância da modernização da identidade visual. Não é à toa que muitas grandes marcas fazem, de tempos em tempos, uma repaginação de todo o seu design para torná-lo mais alinhado às tendências atuais.

2. Criar uma estratégia online

Ter uma estratégia online vai muito além de simplesmente ter um site ou estar presente nas redes sociais. É necessário tirar o máximo proveito dessas estratégias.

A primeira dica para isso é definir bem quais os objetivos e qual é o perfil do seu público-alvo. Isso ajuda a entender onde encontrá-los e a melhor forma de se comunicar com eles.

Quando falamos em redes sociais, o ideal é escolher uma ou duas para ter uma estratégia mais focada. Além disso, uma presença online consistente também passa por escolher as formas exatas de como produzir conteúdo. Blogs, vídeos, newsletter? Essa definição é ideal para o sucesso da sua estratégia e criar a autoridade necessária para aumentar a força da marca.

Na internet, o público também muda seu gosto rapidamente, o que exige estar ligado às novas tendências e agregá-las à sua estratégia.

3. Treinar a equipe de atendimento

A qualidade do atendimento é o principal cartão de visita de uma empresa. É por meio dele que surgem muitas experiências favoráveis à força da marca. Infelizmente, o contrário também é verdadeiro. E fracassar nesse ponto pode ser crucial para causar grandes prejuízos.

Essa realidade demanda uma necessidade constante de treinar a sua equipe de atendimento e relacionamento. O investimento ajuda a torná-la cada vez mais preparada para atender os interesses do mercado, e ainda contribui para que você ganhe pontos com eles.

Há diversas empresas que acham que investir em capacitação é um gasto. Isso pode ser verdade — se a escolha não for bem-feita. A recomendação, portanto, é pesquisar bastante e encontrar parceiros que realmente apresentem treinamentos capazes de agregar e que possam se encaixar no contexto da sua marca.

4. Investir em responsabilidade social

Para quem acha que investir em responsabilidade social é bobagem, um estudo recente do Reputation Institute revela que esse item equivale a 41% do peso total na avaliação da marca feita pelos consumidores.

Investir nesse tipo de solução traz uma excelente vantagem competitiva, já que nem todos os concorrentes a valorizam, e também por que o impacto positivo junto ao público é muito forte.

Nesse sentido, é preciso explicar que a responsabilidade social corporativa não se restringe apenas a investir em projetos sociais ou ações desse porte. Uma empresa que investe em responsabilidade social de verdade deve gerar valor em vários campos: social, econômico e mercadológico.

Os múltiplos valores gerados vão ao encontro do conceito de que as empresas devem ser agente transformadores. E, mais do que um mero recurso para se adequar ao “politicamente correto”, a responsabilidade social faz parte de uma visão estratégica aguçada e fortalece a marca em todos os sentidos, inclusive na obtenção de melhores resultados.

5. Expandir a rede 

A expansão de uma rede pode ser feita por meio da abertura de filiais ou aderindo ao modelo de franquias. Isso porque, ao expandir o campo de atuação, fica mais fácil atingir novos consumidores e mercados até então inexplorados.

Quanto maior for a rede, maior é a força da marca. Com diversas unidades da rede gerando bons resultados, temos uma somatória interessante e que pode formar uma cadeia produtiva excelente, replicando o modelo de sucesso em mais lojas.

Também é importante fazer um estudo sobre o mercado a ser explorado, já que uma expansão mal feita pode gerar o efeito contrário que é trazer prejuízos e, assim, enfraquecer a marca.   

Para mostrar como isso funciona bem, é só pesquisar diversas grandes redes e ver que elas começaram com uma unidade e foram se expandindo aos poucos, sempre respeitando os interesses do mercado e aproveitando as brechas apresentadas. 

6. Criar um bom ambiente de trabalho

Um bom ambiente de trabalho favorece a produtividade. A produtividade favorece a geração de bons resultados. E bons resultados elevam a força da marca. Ou seja, investir no primeiro gera uma cadeia de acontecimentos positivos.

Mas qual é o segredo para criar um bom ambiente de trabalho? Algumas dicas são fortalecer o trabalho em equipe, ouvir as sugestões e feedbacks dos colaboradores, investir em recursos tecnológicos que otimizem processos e valorizar/recompensar todos pelos bons resultados obtidos.

Todos esses fatores levam a algo essencial dentro de qualquer empresa de sucesso: um bom relacionamento interno.

Ao se ter isso, se consegue mais transparência e clareza nas ações, além de uma tomada de decisões mais acertada. E, com o tempo, cria-se uma cultura organizacional forte, o que é fundamental para construir uma marca de sucesso.

Enfim, gostou do post? Importantes dicas, não é mesmo? Então nos ajude a divulgá-las compartilhando este artigo nas redes sociais! Contamos com a sua ajuda na missão de expandir o conhecimento.

Goakira Consultoria
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A GOAKIRA é uma consultoria comprometida com os resultados de seus clientes. Cujas áreas de expertise são o franchising, aumento de produtividade e pesquisa de mercado.

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