Você já notou que quando pensamos sobre algum determinado produto ou serviço, sempre lembramos de alguma marca em especial antes das demais, mesmo ela oferecendo qualidades semelhantes às dos seus concorrentes? Isso é resultado de uma gestão de marca eficiente de uma empresa, que também pode ser chamado de branding.

O branding envolve todo trabalho executado que tenha como objetivo tornar a marca da empresa mais desejada, conhecida, consolidada e positiva na mente dos seus clientes. Além disso, ele engloba as ações desde a concepção da marca até as estratégias cotidianas de marketing da companhia.

Nas próximas linhas deste artigo vamos mostrar a você como uma boa gestão de marca pode ajudar a sua empresa a crescer e quais são as melhores práticas para consolidá-la no mercado. Vamos lá? Acompanhe a leitura!

O que é uma marca?

Antes de falar sobre a gestão de marca, é preciso entender o que realmente significa uma marca, não é mesmo?

Diferente do que muitos podem pensar, a marca não remete apenas a logo, nome ou mascote da sua empresa.

Tudo isso faz parte da construção da sua marca. Entretanto, isso não significa que esse é o único item da composição dela.

Marca é tudo aquilo que remete a empresa. Ela pode sim ser o logotipo, o nome, as suas cores principais, mascote. Mas essa é uma lista extensa. A marca de uma empresa engloba todo o conjunto de coisas que a representa e que a anuncia.

Portanto, ela é, basicamente, o elemento que diferencia o produto da sua empresa do produto de uma outra determinada empresa. Quanto mais clara e óbvia for essa diferença, mais essa marca é consolidada na mente dos seus consumidores.

O que é gestão de marca e qual é a sua importância?

A gestão de uma marca é caracterizada por unificar os comportamentos da empresa aos valores da marca, seu propósito e a seu posicionamento e que ajudam a construir a assimilação da marca no pensamento do cliente. O objetivo da gestão de marca, a grosso modo, é conquistar não só o pensamento do consumidor, mas também seu sentimento.

A função do branding é despertar sensações e criar conexões com os consumidores. Essas relações geradas serão cruciais para que eles escolham a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço vendido pela sua empresa.

Desde a criação de uma logo, escolha da fonte, discurso e tom de voz utilizados, valores da empresa, tudo isso ajuda a construir a imagem de uma marca na mente do consumidor por meio das conexões e sensações criadas.

Tais práticas auxiliam na criação de valor além do produto. É mais que o produto, é quem a marca é.

Sua marca, bem como seu produto, é a forma como sua empresa será lembrada na cabeça dos clientes.

No momento da compra, é isso que vai gerar a diferenciação na mente do consumidor. A consolidação da sua marca faz com que ele escolha o seu produto ao invés do produto dos seus concorrentes.

Para ser competitivo e conseguir se destacar perante os concorrentes no mercado, ter uma marca forte é essencial. Portanto, ter uma boa gestão de marca é fundamental para o sucesso do seu negócio e para deixá-lo pronto para se tornar uma franquia.

Quais são as melhores praticas para a gestão de uma marca?

Como visto neste artigo, uma marca é determinada pelas originalidades existentes na empresa, e engloba todas as suas peculiaridades e características.

É por isso que aplicar uma gestão de marca eficiente em qualquer empresa consome tempo e exige bastante esforço.

A seguir vamos apresentar as melhores práticas de gestão de marca e como torná-la forte e conhecida no mercado. Acompanhe.

Identidade visual

Como o próprio nome já diz, é a imagem da empresa, negócio ou produto, e é com ela que o público vai interagir e assemelhar a experiência que ele está tendo.

Em outras palavras, é o que representará os conceitos ideias da empresa de forma visual e é a fonte primária de contato dos consumidores com o negócio.

A identidade visual pode ser uma espécie de símbolo visual formado por cores, grafias, personagens e outros detalhes que podem ser identificados pelos consumidores ao observarem imagens ou slogans da sua empresa.

Estratégia

A estratégia de branding exige um padrão de comportamento para que a marca possa manter um diálogo com os seus consumidores.

Porém, para conversar, é preciso ter tom de voz ativo.

O tom de voz nada mais é do que a expressão verbal que a sua marca representa. Ou seja, é a concretização da missão, visão e dos valores da organização.

É possível desenvolver a voz de produtos variados e que não tenham posicionamento semelhante. Contudo, todas elas devem estar alinhadas com o eixo principal da empresa.

Além disso, a interação da marca com o público também se dá com a linguagem que ela utiliza para se comunicar com ele. Quanto maior for a identificação gerada pela marca por meio da representação de seus valores, maior será o sucesso em convencer os consumidores na hora da compra.

Por meio da linguagem e do tom de voz, a marca consegue se comunicar de maneira autêntica, e, assim, criar uma conexão com as personas que acessam seus canais, sendo eles: blog, sites e mídias sociais.

Endomarketing

Como a própria palavra indica, o endomarketing é o marketing voltado para dentro da própria empresa.

Você deve estar se perguntando: qual é a necessidade de fazer marketing da empresa para seus próprios funcionários?

A resposta é simples: somente quando os funcionários estiverem conscientes dos valores da companhia, acreditarem neles e compartilharem das suas ideias é que conseguirão compreender e coincidir com as ideias de clientes e consumidores.

Fortalecer as relações internas da empresa com a função de integrar a noção de cliente e fornecedor interno gera melhora tanto na qualidade dos produtos e serviços oferecidos como também na produtividade dos funcionários e no bem-estar no ambiente de trabalho.

Na sua opinião, qual a importância da gestão de marca? Acha que sua empresa poderia se beneficiar com o branding? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário no post e compartilhe a sua experiência!

Goakira Consultoria
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A GOAKIRA é uma consultoria comprometida com os resultados de seus clientes. Cujas áreas de expertise são o franchising, aumento de produtividade e pesquisa de mercado.

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