Entenda o que é e como tornar seu negócio escalável no varejo
3 de Janeiro de 2018
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Como a análise de mercado pode determinar o futuro de uma empresa?

O mercado tem mudado bastante nas últimas décadas. Novas tecnologias e métodos de produção surgem a todo instante. Para acompanhar essas transformações, é cada vez mais comum falar sobre análise de mercado.

Pode-se afirmar que essa análise significa todo esforço despendido para identificar as oportunidades e ameaças do ambiente externo, que podem, porém, afetar a organização. Desse modo, é possível se planejar eficazmente.

A grande questão é: a análise de mercado pode determinar o futuro de uma empresa? Pensando nisso, criamos esse artigo para você. Entenda mais sobre ela, seus benefícios e como ela influencia no sucesso. Boa leitura!

O que é análise de mercado?

Atualmente, é possível falar na Quarta Revolução Industrial — também chamada de Indústria 4.0 — e em seus efeitos. Pela facilidade de acesso às informações, por exemplo, emergiu um novo consumidor: mais exigente, consciente e informado.

Uma prova disso é que, em 2015, 86% dos clientes migraram para a concorrência apenas por conta do mau atendimento. Agora, realmente, não há espaço para erros!

Nesse contexto, a análise de mercado surge como uma oportunidade de antecipar-se às mudanças, estar um passo à frente da concorrência, planejar-se para desenvolver novas habilidades e se diferenciar no mercado.

De modo mais rebuscado, é possível afirmar que a análise de mercado é um dos componentes do plano de marketing. O intuito é entender as mudanças macroambientais, os clientes, os concorrentes e outras entidades que se relacionam com a empresa, e que, contudo, fogem do seu controle.

A ferramenta que funciona como base para essa análise é a Matriz SWOT, criada pelo professor Albert Humphrey nas décadas de 60 e 70. Na realidade, o nome é um acrônimo em inglês de forças (Strenghts), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats).

O método consiste em analisar o mercado em buscar de oportunidades ou ameaças que possam ser aproveitadas e relacionadas com os pontos fortes e fracos da empresa. Assim, é possível agir de forma estratégica e obter uma melhor performance.

Quais os principais benefícios da análise de mercado?

Como visto, analisar o mercado é uma forma de antecipar situações complexas e usá-las em favor da companhia. Confira outros benefícios:

Permite conhecer melhor o público-alvo da empresa

Todo mercado é composto por compradores, isto é, clientes — sejam estes físicos ou jurídicos. Analisar o mercado é, também, uma forma de conhecer melhor os clientes, suas principais necessidades e desejos.

Como já observado, os consumidores nunca estiveram tão exigentes. O fácil acesso à tecnologia permite que comparem preços e comprem em qualquer lugar do mundo, tornando a competitividade global e não mais local.

Ao conhecer os clientes, é possível criar ações para atração e retenção, fidelizando-os em longo prazo. Além disso, é factível desenvolver bens e serviços de forma bem-sucedida e que caiam no “gosto” do público-alvo.

Melhora o desenvolvimento da estratégia competitiva

Segundo Michael Porter, guru da administração, “A essência da formulação da estratégia competitiva é relacionar uma empresa a seu ambiente”. Isso quer dizer que todo gestor deve construir sua estratégia considerando o ambiente externo.

A verdade é que a análise de mercado permite que se tenha mais “material” para trabalhar, avaliando o que pode ou não ser favorável à organização.

Em seguida, é possível definir um plano de ação que torne a empresa mais competitiva, capaz de encarar a concorrência predatória e vencer. Para tanto, como afirma Porter, é preciso relacionar seu ambiente interno ao ambiente externo.

Otimiza a tomada de decisões diárias

Todos os dias um gestor toma centenas ou até milhares de decisões, algumas de forma quase que inconsciente. Todavia, para que essas decisões sejam eficazes, é importante ter uma base sistêmica: a análise de mercado.

Ao conhecer o mercado é possível desenvolver a chamada inteligência contextual, isto é, a capacidade de agir levando-se em consideração o contexto no qual está inserido. Logo, é possível que as escolhas, de fato, sejam producentes.

Mitiga desperdícios financeiros

Cada ação ineficaz custa recursos financeiros para a empresa, diminuindo sua margem de lucro e rentabilidade. Além disso, muitas vezes, esse tipo de ação prejudica sua reputação no mercado, tornando a empresa malvista por clientes e outros stakeholders.

Imagine que um novo produto é lançado sem uma prévia análise do ambiente externo. É muito provável o insucesso. O mesmo acontece quando a empresa desenvolve uma ação de marketing sem considerar o perfil do seu público-alvo.

Ainda é possível considerar o desperdício financeiro por outro prisma, a falta de ação. Sem analisar o mercado, é provável que oportunidades deixem de ser aproveitadas, fazendo com que a empresa nunca ganhe o que poderia ganhar.

Como a análise de mercado pode determinar o sucesso da companhia?

Em 1975, o engenheiro Steven Sasson criou a primeira câmera digital da história. Ele apresentou sua criação para os diretores da indústria onde trabalhava, gigante de câmeras analógicas e equipamentos fotográficos, mas foi rejeitado. Ninguém acreditou que a novidade daria certo. Afinal, quem se interessaria?

Essa é a história da Kodak, gigante que possuiu 80% do mercado fotográfico norte-americano. Em 2012, por não conseguir acompanhar as inovações da era digital, entrou com pedido de proteção contra falência à justiça dos EUA.

Sem dúvida, a análise de mercado correta pode determinar seu sucesso ou fracasso. A falta de análise, como visto, pode fazer com que uma companhia deixe de investir no que é certo, colocando-a a caminho para a falência.

Existem muitas outras histórias que se assemelham à da Kodak. Não por acaso, cerca de 6 em cada 10 empresas fecham antes de 5 anos.

Uma boa análise, por outro lado, pode influenciar na troca de estratégia empresarial, inserção de novos produtos no mercado ou mesmo na mudança do business core da organização, culminando então em crescimento e sucesso.

A correta análise de mercado ajuda a conhecer melhor os clientes, otimiza o desenvolvimento de estratégias, a tomada de decisões e mitiga desperdícios financeiros. Por consequência, a companhia é beneficiada.

Gostou do conteúdo? Está pronto para analisar as oportunidades e ameaças do seu mercado? Aproveite para compartilhar conosco suas experiências. Conte-nos suas principais dúvidas, sugestões ou críticas sobre o assunto. Deixe seu comentário!

Goakira Consultoria
Goakira Consultoria
A GOAKIRA é uma consultoria comprometida com os resultados de seus clientes. Cujas áreas de expertise são o franchising, aumento de produtividade e pesquisa de mercado.

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