Quem atua há algum tempo no modelo de franchising, provavelmente, já sabe que poucas coisas podem fazer sua rede dar mais errado do que franqueados insatisfeitos. Por isso mesmo, é extremamente importante que você nunca deixe de ouvir as necessidades das unidades franqueadas, só assim será possível disponibilizar ferramentas realmente efetivas para que estas atinjam seus objetivos e, consequentemente, alcancem o sucesso que tanto almejam.

Como os tempos não estão dos melhores para negócios com atuação em vendas, confira a seguir algumas medidas estratégias que você pode adotar desde já para fazer com que seus franqueados amplifiquem seus resultados e fiquem cada vez mais felizes com sua rede!

 

Ofereça diferentes condições de pagamento

No atual cenário econômico, as pessoas tendem a apertar os cintos e economizar. Para se ter uma ideia, de acordo com medições realizadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o consumo das famílias paulistanas em maio caiu 30% se comparado com o mesmo período do ano passado. Para reverter esse quadro uma alternativa é facilitar ao máximo as formas de pagamento para o cliente final, assim, você poderá potencializar as vendas do seu franqueado independente se forem de produtos ou serviços.

 

Invista na diversificação dos seus canais de venda

Uma medida complementar a primeira é ampliar seus pontos de contato com o cliente seja através de delivery, venda direta ou parcerias com empresas que possuam produtos correlatos aos seus. Por exemplo, se sua marca comercializa artigos de beleza em lojas físicas, você pode formatar uma equipe de vendedoras locais que utilizem a unidade mais próxima como centro de distribuição. Assim, as lojas franqueadas poderão ampliar suas vendas e, consequentemente, a presença da marca na região.

 

Acrescente novos produtos ou serviços ao seu portfólio

Após ampliar suas formas de pagamento e diversificar seus canais de venda, outra forma de atrair seu público final é enriquecendo seu mix de vendas. Analise quais produtos ou serviços você pode acrescentar no negócio para chamar a atenção e fazer seu cliente interagir ainda mais com a sua marca. Se você vende produtos para um nicho bem definido, como utensílios para yoga, por exemplo, que tal promover alguns eventos relacionados à atividade do seu cliente. Dessa forma, você estará entregando uma proposta de valor muito mais completa ao seu público, tornando-o cada vez mais fiel e admirador da sua marca.

 

Promova treinamento de vendas regulares

Ao seguir as sugestões acima, você irá ampliar as possibilidades do seu franqueado, principalmente, na captação e manutenção de clientes. Contudo, para os resultados serem realmente efetivos, a equipe deve estar apta à realizar o maior número possível de conversões. Mesmo que seus funcionários tenham uma aptidão natural para as vendas, você não pode desprezar a necessidade de realizar treinamentos formais na área, como em técnicas de negociação, por exemplo. Dessa forma, você irá potencializar os resultados das unidades franqueadas gerando um impacto extremamente positivo para suas vendas.

 

Crie novos formatos de negócio para o franqueado

Outra forma de aumentar o faturamento dos seus franqueados é oferecendo uma segunda opção de negócio em um formato mais simples, que demande um investimento menor e lhe gere uma renda extra. Por exemplo, se você comercializa produtos naturais e suplementos alimentares em pontos comerciais, uma segunda opção ao franqueado seria a abertura de uma unidade mais enxuta localizada dentro de academias. Assim, sem fazer um grande investimento, ele terá um retorno de capital mais rápido, aumentando suas vendas ao atingir um público bem claro e definido.

Lembre-se que seus franqueados devem ser vistos como sócios e não como funcionários da sua rede. Ao mantê-los felizes, eles poderão se tornar verdadeiros embaixadores da sua marca e, certamente, não irão poupar esforços pelo seu sucesso.

Diego Simone
Diego Simone
É administrador de empresas, empresário e consultor. Atuou em diversas funções nas áreas de planejamento financeiro e estratégico em multinacionais no Brasil e EUA, onde coordenou o processo de planejamento para sete países da América Latina.

Comments are closed.

//]]>