Começar um negócio é uma tarefa extremamente desafiadora. Ela exige dedicação, além de investimento monetário, tempo e uma boa pitada de resiliência, não é mesmo? Contudo, depois de dias, meses ou até anos de uma grande intensidade inicial, as águas tendem a se acalmarem. Nessa hora, você, que já se acostumou a superar obstáculos, se pergunta: como fazer uma empresa crescer?

O marketing, área dedicada a desenvolver e comercializar produtos e serviços, tem uma cartela de estratégias dedicadas a fazer uma marca alçar novos voos. Esse campo do conhecimento é classicamente dividido em 4 áreas — os 4 Ps do marketing (produto, preço, praça e promoção) — e em cada uma delas existe uma possibilidade de crescimento. 

Entretanto, antes de partir para a etapa em que citamos as melhores práticas para você elevar sua empresa a um outro patamar, precisamos realizar outra atividade: analisar seu negócio estruturalmente. Esse passo deve ser realizado a fim de garantir um solo fértil em que novas oportunidades terão espaço e meios necessários para evoluir. Confira a seguir!

Dicas para gerar oportunidades de crescimento

Organização financeira

Muitos proprietários de pequenas e médias empresas, focados apenas em produzir e vender, acabam por negligenciar detalhes relacionados à saúde financeira do negócio. É importante ter um planejamento orçamentário, com controle de caixa e apuração de recebimentos e pagamentos sempre em dia.

Motivação da equipe 

Como empreendedor, você provavelmente já sabe que qualquer ação, mesmo que bem planejada e articuladamente pensada, tende a falhar caso a equipe não esteja comprometida e motivada a realizar o seu trabalho. Por isso, esteja sempre próximo aos colaboradores, incluindo-os nas conversas de crescimento e busque realizar ações para deixá-los tão empolgados com o futuro da empresa como você. 

Planejamento a longo prazo 

Muitas empresas, atoladas com os processos do dia a dia e do ritmo alucinante que permeia o mundo profissional atualmente, esquecem de ter o foco também no futuro. Investir em planejamento é uma atividade estreitamente conectada às pretensões de expansão, afinal, um aumento significativo das transações comerciais raramente acontece por acaso.

Unique Selling Proposition (USP)

O USP, em português “proposta única de venda”, é o termo usado para nomear o diferencial de um produto ou serviço. Muitas empresas se mantêm no mercado sem explorarem totalmente as características exclusivas dos seus negócios — fato que pode prejudicar muito quando o objetivo é atrair novos clientes. Portanto, estude bem e descubra o que sua marca possui de único! Caso não encontre nada, é hora de criar seu USP. 

Estratégias de crescimento para empresas

Depois de um balanço geral, você conclui que sua empresa está pronta para seguir adiante: as contas estão em dia, a equipe formada e motivada, o produto tem um grande apelo e o pensamento de todos é expandir.

Nessa hora, o empreendedor precisa tomar decisões importantes, sempre pautadas em estudos de mercado e nas particularidades da sua empresa. Contudo, algumas estratégias devem sempre ser colocadas em pauta. Confira! 

1. Abertura de novos pontos de venda

Uma expansão territorial é uma das primeiras coisas que vêm à mente de diversos empreendedores quando estão buscando formas de crescer. É claro que esse tipo de operação deve ser executado por negócios de atuação local, em que a relação de proximidade com o público faz a diferença no processo de compra. 

Supermercados, padarias, lojas de artigos diversos são alguns exemplos de empresas que podem e fazem uso dessa estratégia para aumentar a receita. Essa prática, todavia, só deve ser performada quando já exista uma empresa consolidada, com processos padronizados e uma disposição organizacional impecável. 

2. Oferecimento do seu negócio como uma franquia

Exemplos não faltam de marcas que alcançaram sucesso ao investir no sistema de franchising: McDonald’s, Subway, Pizza Hut, O Boticário, Cacau Show e CCAA são algumas em destaque. 

Esse tipo de estratégia se constitui em uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de negócios em rede. Quando realizada propriamente e com acompanhamento profissional, ela apresenta grande potencial de crescimento — tanto para o franqueado como para o franqueador. 

3. Diversificação de produtos e serviços

Muito usada por grandes corporações, como Sony, Ferrari e Samsung, essa metodologia comercial visa alcançar novos públicos ou, até mesmo, entregar aos clientes atuais novas opções de um mesmo bem de consumo.

É importante notar que esse tipo de expansão pode seguir dois caminhos: um deles é o da coesão entre uma linha de produtos, e o outro uma experimentação em um mercado diferente do tradicionalmente impactado pela marca. Por exemplo, a Microsoft, empresa de tecnologia, possui uma cartela correlacionada de produtos: softwares diversos, sistemas operacionais, console de videogame e outros. Enquanto a Virgin, atua em áreas totalmente diferentes, como produção musical e aviação. 

Caso o seu negócio seja sazonal, você sabe como é difícil passar meses com um número de vendas abaixo da média. Nesse caso, a diversificação pode ser uma solução viável, já que essa tática permite que a uma empresa tenha mais de uma fonte de renda. 

4. Compra de novas empresas

Frequentemente lemos notícias de grandes empresas sendo compradas por outras. Facebook, a maior rede social do mundo, por exemplo, adquiriu nos últimos anos, duas grandes marcas de sucesso, o Instagram e o WhatsApp. 

Entretanto, a empresa de Mark Zuckerberg não é a única com essa estratégia de crescimento. O Google, outro gigante da tecnologia, é notório por adicionar empresas emergentes ao seu arsenal de aquisições. 

Embora não exista nada de errado com essa prática, é preciso ter um especial cuidado com a coerência nas empresas compradas. Afinal, ao comprar uma marca, você passar a ser responsável por sua administração, e isso requer conhecimento e expertise na área de atuação do negócio. 

5. Fusão com outras empresas

A fusão é um processo delicado, em que ambos lados devem pesar os prós e contras antes de fecharem um acordo. Embora essa seja uma ação de alta complexidade, muitos benefícios podem surgir dessa integração: aumento do alcance e abrangência da marca, melhorias estruturais e novas oportunidades de negócios são alguns deles.

Quando abriu sua empresa, você provavelmente já sabia que o empreendedorismo é uma atividade que envolve riscos. Saiba que investir em uma estratégia de crescimento também é uma jornada com desafios, obstáculos e perigosos. Entretanto, com planejamento e o suporte de uma equipe preparada, é sim possível levar sua empresa a frente e conquistar novos objetivos. 

Agora que você aprendeu sobre como fazer uma empresa crescer, continue seu processo de aprendizado e veja como fazer um franqueado vender mais!

Goakira Consultoria
Goakira Consultoria
A GOAKIRA é uma consultoria comprometida com os resultados de seus clientes. Cujas áreas de expertise são o franchising, aumento de produtividade e pesquisa de mercado.

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