Preparar-se para o desenvolvimento no varejo é fundamental para não sofrer com tropeços pelo caminho. Mas afinal, o seu negócio está pronto para lidar com as demandas que provêm do crescimento?

Para ajudar você a responder a essa pergunta e entender como tornar o seu negócio escalável e apto para o pleno desenvolvimento, nós reunimos algumas informações valiosas neste post. Continue conosco e confira!

O que é um negócio escalável?

Antes de mais nada temos de conceituar o termo escalável na área dos negócios. Esse conceito para empresas pode ser entendido como a capacidade que uma companhia tem de produzir em escala, atendendo a todas as demandas, sem perder qualidade. É o potencial de desenvolvimento de um negócio!

Ou seja, digamos que uma empresa comece vendendo cerca de mil produtos por mês, e o mercado se encontra aquecido nesse momento, levando ao crescimento dos negócios. No próximo mês suas vendas aumentam para mil e quinhentos produtos e no outro mês para dois mil produtos.

No exemplo acima tivemos um crescimento de 100% nas vendas em apenas três meses. Ser escalável é conseguir lidar com esse crescimento de maneira simples e sem perdas, sendo capaz de atender as necessidades dos clientes.

Faz parte do conceito de negócio escalável também a busca pelo crescimento e desenvolvimento da empresa. Isso acontece de forma natural, mas também deve ser estimulado.

Quais são as características da escalabilidade?

São várias as características que podem ser encontradas em empresas de varejo escaláveis. Vamos listar algumas das principais, que você pode observar nos grandes negócios.

Simplicidade de execução

Uma das principais características de um negócio escalável no varejo é a simplicidade de operação de seus processos. Não deve ser necessário muito treinamento para que um funcionário possa cumprir suas obrigações e atividades dentro da empresa.

Isso facilita a contratação de colaboradores de acordo com o crescimento da empresa, facilitando a adaptação de novos funcionários às rotinas e reduzindo possíveis custos com capacitação.

Processos automatizados

Outro item aparente em negócios escaláveis é a automatização de processos. Automatizar boa parte das tarefas facilita o crescimento da empresa, que não necessita contratar muitos funcionários enquanto as demandas aumentam.

Rotinas automatizadas também garantem a criação e manutenção de padrões nos processos da empresa, impedindo que colaboradores tomem decisões erradas, ocasionando falhas nos processos.

Marketing de grande alcance

O negócio deve estar pronto para alcançar o maior número de clientes possível, e isso é feito por meio de uma estratégia de marketing de longo alcance. Ferramentas de marketing digital, redes sociais e marketing de conteúdo são grandes aliadas dos negócios escaláveis.

As empresas de varejo já estão investindo menos em mídias tradicionais e migrando para a internet para melhorar o alcance sobre seu público-alvo. Tal estratégia consome menos recursos e é mais efetiva.

Quais são os benefícios de um negócio escalável?

Planejar a escalabilidade da empresa garante o crescimento e desenvolvimento natural do negócio, o que atrai investidores e um maior número de parcerias que podem ser benéficas. Confira as vantagens da escalabilidade:

Atração de investimentos

Uma empresa em pleno crescimento e preparada para lidar com este crescimento acaba atraindo uma série de pessoas e outros negócios com interesse de realizar investimentos e parcerias.

Tal situação agrega valor para a empresa e contribui ainda mais para o seu desenvolvimento no mercado perante os seus concorrentes diretos. A escalabilidade garante um retorno sobre o investimento, que é o fator de atração para os investidores.

Atendimento com qualidade

Ao planejar a escalabilidade do negócio, a empresa está preparada para lidar com o aumento substancial da demanda por seus produtos no varejo e não sofrerá para atender esse aumento.

Um dos benefícios de se aplicar a escalabilidade é manter a qualidade do atendimento aos clientes, independentemente do aumento na demanda da empresa. Esse é um dos pontos principais buscados pelas empresas ao planejar um negócio escalável.

Redução de custos

Crescer incorre em maiores custos de operacionalização do negócio. Quanto menos organizada for a empresa e menor seu planejamento em relação ao seu crescimento, maiores serão seus gastos para suportar esse desenvolvimento.

Ao planejar a escalabilidade da empresa você está preparado para as demandas futuras e já saberá lidar com as consequências do crescimento acelerado das atividades do negócio.

Como alcançar a escalabilidade?

O ideal é planejar a escalabilidade da empresa junto à sua concepção. Porém esse processo pode ser realizado também após o início de suas atividades.

Analise o negócio

O primeiro passo é entender todas as atividades desenvolvidas na empresa e quais são os principais indicadores. Para o varejo, as métricas mais importantes são o custo de aquisição de cliente e o custo de venda.

É preciso analisar como o crescimento da empresa e suas transações se relacionam com os dois indicadores acima. Caso os dois aumentem de acordo com o desenvolvimento do negócio, sua empresa não é escalável e é preciso trabalhar nesses indicadores.

Planeje o crescimento

A sua empresa de varejo pode não ser atualmente escalável, porém esse fato não impede que seu negócio alcance a escalabilidade por meio de algumas mudanças. É preciso planejar o crescimento, verificando quais são os principais pontos que devem ser trabalhados.

Ao visualizar o futuro e as principais dificuldades que serão enfrentadas no aumento das vendas é possível realizar mudanças no modelo de negócio, a fim de se preparar para esses desafios.

Automatize funções

Padronizar suas atividades é uma das maneiras mais eficientes de se manter a qualidade, independentemente do aumento das suas vendas. Essa padronização pode ser alcançada por meio da automatização das rotinas.

Investir para automatizar processos garante a diminuição de erros durante as atividades, e menor necessidade de mão de obra para o cumprimento das rotinas da empresa, facilitando o crescimento acelerado do negócio.

Um negócio escalável no varejo pode atingir picos de crescimento rapidamente e tomar boas posições no mercado em relação aos concorrentes, lidando de forma simples com os desafios que podem surgir com o desenvolvimento rápido. Contar com uma consultoria empresarial pode ser uma boa saída para buscar a escalabilidade em seu negócio.

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Goakira Consultoria
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A GOAKIRA é uma consultoria comprometida com os resultados de seus clientes. Cujas áreas de expertise são o franchising, aumento de produtividade e pesquisa de mercado.

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