Como fazer uma empresa crescer: 5 melhores estratégias
19 de dezembro de 2017
Tudo o que você precisa saber sobre geomarketing
3 de Janeiro de 2018
Show all

Expansão In Company: entenda por que isso valoriza uma empresa

Não é nenhum segredo que o mercado de franquias é muito valorizado e desejado pelos empreendedores. Afinal, ter um modelo de negócio testado e com maior margem de segurança é bem atraente.

E para quem planeja franquear a sua empresa ou expandir uma franquia existente, quais são os melhores caminhos? Posso dizer que contratar uma consultoria de expansão de franquias é um grande passo nesse sentido.

A diferença entre um consultor de expansão e um corretor de franquias é que o 1º ajuda a montar toda a estrutura técnica e operacional para que as unidades possam ser vendidas, enquanto o 2º atua fazendo um meio de campo entre franqueado e franqueadoras.

Nesse cenário, a chamada expansão in company se destaca pela sua ampla capacidade de gerar resultados. Ela pode ser descrita como um serviço no qual são ensinados os meios para atingir o crescimento desejado.

Trata-se de um treinamento presencial que ensina a captar leads qualificados, a tirar melhor proveito das entrevistas e da seleção e a atender e negociar com os candidatos a franqueados.

Esse processo valoriza muito a sua empresa. Para detalhar isso, listei alguns tópicos que ajudam a entender a importância da expansão in company para o crescimento da franquia. Acompanhe:

Melhora a seleção dos possíveis franqueados  

Um dos principais pontos que a expansão in company ajuda é a forma de transmitir o conteúdo que envolve o negócio para o possível franqueado.

O momento da seleção é essencial para que ele possa compreender tudo sobre o funcionamento da franquia, verificar se é o que deseja e ter condições de ser melhor avaliado pelas pessoas responsáveis pelo processo de seleção.

A expansão in company ajuda a ter o know-how necessário para isso. É importante lembrar que uma escolha errada pode comprometer boa parte dos resultados, especialmente quando se escolhe franqueados para regiões específicas (que vão representar sozinhos a marca naquela localidade). Por esse motivo, é preciso ter as ferramentas necessárias para evitar que isso aconteça.

Entre essas ferramentas, podemos citar também a escolha das pessoas que estarão à frente do processo de seleção, as quais devem estar amplamente capacitadas tanto para falar sobre a empresa quanto para discutir sobre o mercado como um todo, os seus desafios e outras questões pertinentes à arte de empreender.  

É preciso ter em mente que, para muitos empreendedores, abrir a sua unidade de uma franquia significa realizar um sonho. Mas esse desejo por si só pode não ser o suficiente para que ele seja escolhido, já que existem diversos outros critérios que devem estar muito bem alinhados durante essa seleção.

Concede rapidez à expansão da marca

Expandir a marca com rapidez exige uma série de cuidados para que o plano de crescimento não se torne uma grande dor de cabeça no futuro. Muitas empresas pecam nesse ponto por buscarem acelerar seus resultados antes da hora ou sem um estudo preciso para tal.

Com a expansão in company, isso fica mais fácil, porque todos os critérios necessários para que esse processo aconteça de forma segura são colocados à mesa e estudados com base no conhecimento adquirido no treinamento.

A partir disso, é natural que o crescimento se torne mais rápido. Afinal, cria-se uma estrutura sólida para replicar modelos que já vêm funcionando bem.

Ajudar a otimizar as operações

O conhecimento ajuda a otimizar as operações, principalmente por evitar caminhos errados e o famoso processo de tentativa e erro, que gera muita perda de tempo e de dinheiro.

Então, ter um direcionamento melhor desde o momento de planejar a expansão, passando pelo processo de entrevista e seleção até a abertura das primeiras lojas é fundamental. Quanto maior for esse poder de otimização, melhores serão os resultados.

Com base nos conceitos ensinados na expansão in company, tudo isso se torna possível, porque eles trabalham com questões inerentes ao processo e que já foram testadas com ótimos resultados em diversos negócios.

Ao ter essas ferramentas, certamente você ganhará uma excelente vantagem competitiva e a sua empresa se fortalecerá — fator que é fundamental em um mercado que engole facilmente quem não está preparado e conta com um público cada vez mais exigente.

Torna os investimentos mais certeiros

Ao falar de investimentos em uma rede de franquias, nos deparamos com 3 frentes:

  • o investimento feito pelo franqueador para tornar o processo de expansão viável, incluindo aqui a contratação de uma consultoria, montagem do planejamento estratégico e investimentos em marketing para chamar a atenção dos futuros franqueados;

  • o investimento feito por investidores interessados na expansão da marca e que apostam muito no crescimento da rede; e

  • o investimento feito pelos franqueados para ganhar o direito de usar a marca e para dar início às operações.

Todos eles se tornam mais certeiros caso haja um processo de crescimento sólido, o que a expansão in company ajuda a proporcionar.

É preciso lembrar que trazer um franqueado gera custos baseados na sua atração. Alguns dos mais tradicionais que eu posso citar são:

  • a participação em feiras de franquias;

  • os anúncios patrocinados;

  • a geração de conteúdo; e

  • a presença nas redes sociais.

Além disso, você certamente ganhará pontos com um processo bem executado– fator que pode ser fundamental para acelerar o crescimento.

Aumenta os resultados da rede de franquias

Quando falamos em aumento de resultados, diversas variáveis podem ser mencionadas. Elas vão desde a melhora nas vendas das franquias até os resultados que elas vão gerar após a abertura.

A expansão in company ajuda a dominar os conceitos necessários para isso. Um deles é definir uma persona específica e focar o seu processo de divulgação nessa concepção, o que vai atrair pessoas interessadas e com o perfil tido pela sua empresa como o ideal.  

Outra questão importante é que ela ajuda a ter metas bem definidas, fator relevante na tomada de ações corretas para que isso seja possível. Medidas assim proporcionam um aumento natural nos resultados e fortalecem a rede de franquias.

Avaliando todas essas vantagens, fica fácil perceber o quão vantajoso é poder contar com a expansão in company para ajudar no crescimento da sua rede e atingir os seus objetivos desejados com esse projeto.

Então deixo o meu convite para que possamos conversar melhor sobre isso. Não hesite em entrar em contato com a GOAKIRA. Será um prazer apresentar em detalhes a expansão in company para você!

Goakira Consultoria
Goakira Consultoria
A GOAKIRA é uma consultoria comprometida com os resultados de seus clientes. Cujas áreas de expertise são o franchising, aumento de produtividade e pesquisa de mercado.

Comments are closed.

//]]>