Franquear seu negócio: Estudo de caso com Zorzal Consultores e Auditores Associados


Diego Simioni: Hoje nós estamos aqui com o Luciano Zorzal. Ele é diretor executivo da Zorzal Consultores e Auditores Associados e também cliente da Goakira. Luciano, conta um pouquinho pra gente sobre a Zorzal Consultores e Auditores Associados.

Luciano Zorzal: A Zorzal Consultores e Auditores Associados é uma empresa que está a 10 anos no mercado. A gente trabalha com consultoria, auditoria e treinamentos na área de gestão empresarial especial e certificações. A gente vem crescendo bastante nesses últimos anos e a gente sente a necessidade de trabalhar de uma forma compacta em todos os nossos pontos de atendimentos.



Diego Simioni: Luciano, por que você escolheu um modelo de franquias como uma forma de crescer a sua empresa? E também por que você foi buscar o apoio de uma consultoria empresarial pra te ajudar nesse processo?


Luciano Zorzal: Nós escolhemos o modelo de franquias porque nos permite expandir com qualidade nas ações dos nossos negócios. O nosso tipo de comercialização de serviço é muito técnico. É difícil você colocar um representante comercial pra vender o nosso serviço.

Então nada como ter um sócio, alguém comprometido com o negócio pra fazer a diferença. E conseguir vários sócios no Brasil inteiro, com o mesmo padrão de qualidade que a gente tem, num modelo comum, isso é muito complicado. Então com franquia a gente entendeu que seria a melhor maneira de fazer isso com mais segurança.

Em relação a contratar uma consultoria, a gente entende que entrar num mercado novo, num modelo que a gente não conhece com que se trabalha, tem uma exigência legal muito considerável, que a gente tem que prestar atenção. E ainda que tem que saber fazer esse negócio crescer, então o modelo tem que ser confiável, tem que ser estruturado. Eu acho que a gente tem que planejar, fazer um cálculo aí, um plano de negócio de longo prazo em que a gente coloque todas as variáveis. Porque a gente não quer entrar num negócio pra que ele não dê certo.

A gente quer ter a segurança de que ele deve estar certo e que a gente acredita no negócio. Por que como é que eu vou convencer um um candidato a franqueado a ser franqueado meu, se nem eu estou convencido de que o negócio é bom pra ele? Então, eu não ia conseguir fazer isso sozinho. Eu não entendo desse mercado, eu não sei nem, por exemplo, qual é a taxa de royalties que a gente vai cobrar, qual é a taxa de franquia. Isso tudo precisa ser feito por um especialista, porque um ponto desses que você fizer errado, você pode estar perdendo o seu tempo, o seu negócio depois não ter o sucesso que você espera.



Diego Simioni: Você sendo empresário, consultor e auditor da qualidade, e pelo que eu te conheço, eu sei que você é uma pessoa muito criteriosa. Me conta o que levou você a escolher a escolher a Goakira como a consultoria pra te ajudar nesse processo de expansão do seu negócio.


Luciano Zorzal: Bom, eu conheci a Goakira na feira da ABF. O ano passado, a gente participou da feira, fui lá como visitante. E o meu propósito lá era realmente escolher a melhor consultoria pra nos assessorar nesse processo nosso de expansão.

E aí conversando, eu peguei material, conversei com diversos consultorias, e a gente entendeu que a Goakira é aquela que poderia nos atender de uma forma mais personalizada, que tinha competência, inclusive, com clientes já dando depoimentos e satisfeitos de que o trabalho era bem-feito.

E olha que eu fiz bastante questionamento. Eu questionei, eu perguntei sobre como que seria o processo, quais etapas que a gente deveria cumprir durante esse processo de consultoria... E isso tudo foi muito bem detalhado e gerou uma confiança muito grande de que a empresa, no caso a Goakira, sabia o que estava fazendo.

Se na hora você está conversando, está contratando um serviço, a pessoa, a empresa não deixa claro quais são os próximos passos, isso pra mim gera insegurança. E a Goakira foi muito detalhada nessa proposta e o detalhamento da proposta pra mim também foi muito importante. Todos os pontos foram elucidados.

Eu achei, assim, um serviço completo. A parte jurídica, a parte de análise do negócio, era realmente o que eu estava precisando, porque como eu não conhecia nada desse mercado, eu precisava de uma consultoria que eu não precisasse sair contratando outra empresa ou conversando com outras pessoas pra poder ter as minhas necessidades atendidas.



Diego Simioni: Agora que você já realizou o projeto conosco, você acredita que nós atendemos à expectativa inicial que você tinha sobre uma consultoria? E, na sua opinião, você recomendaria a Goakira para outras empresas que pensam em entrar no mercado de franquias?


Luciano Zorzal: Com certeza eu recomendo a Goakira. Na realidade, as minhas expectativas foram superadas, porque, durante o processo comercial, eu não tinha noção exata do que era esse trabalho e no nível de detalhamento e exigência que precisava ter pra fazer um plano de negócios.

A parte jurídica, por exemplo, que eu não conhecia nada. Então, a cada reunião, a cada encontro, as entregas feitas pela Goakira me superavam não só na riqueza de detalhes, de informação, como também na qualidade do material apresentado, na qualidade das discussões.

Não ficou um ponto sem ser discutido e pra todos os meus questionamentos, os argumentos foram muito valiosos, assim, me convenceram de que eu estava tomando a melhor decisão. E isso deixa a gente muito seguro, porque no início, de certa maneira, eu tinha um certo receio. “Mas será mesmo que é pra dar esse espaço ou não?”

E agora eu estou super seguro, é uma questão de ir pro mercado e começar a vender franquia, porque eu sei que o nosso modelo é bom, que a nossa empresa tem condições de fazer um bom trabalho e eu sei que eu fui respaldado. Então, eu tenho segurança de que o trabalho foi bem feito e que eu só vou ter bons resultados.

Diego Simone
Diego Simone
É administrador de empresas, empresário e consultor. Atuou em diversas funções nas áreas de planejamento financeiro e estratégico em multinacionais no Brasil e EUA, onde coordenou o processo de planejamento para sete países da América Latina.

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