Crescimento do mercado de franquias

Muitos brasileiros são ou querem ser empreendedores. De acordo com a nova pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), patrocinada pelo Sebrae, quatro em cada dez pessoas já possuem ou estão envolvidas na criação de uma empresa. A taxa total de empreendedorismo no país chega ao marco de 39,3% da população.

E, quando o assunto é franquia, os dados são ainda melhores. Nos últimos cinco anos, o número de redes franqueadas aumentou cerca de 50%. No entanto, embora os novos negócios tenham crescido, a taxa de falência das empresas e improdutividade dos trabalhadores ainda é algo preocupante.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a produtividade brasileira está estagnada há três décadas. Nos anos 80, ela encolheu 1,35% ao ano. Continuou a cair à média de quase 1% ao ano na década seguinte. Nos anos 2000, avançou apenas 0,9% – cifra insuficiente para zerar os tombos anteriores. A má notícia é que essa estatística representa a capacidade que o país possui de continuar crescendo com vigor.

 

Uma saída para a crise

A resposta para mudar essa situação não está na criação de novas empresas e sim em aumentar a produtividade das que já existem. Talvez não fique claro em um primeiro momento, mas implementar uma gestão por processos pode ser a chave para fazer mais, utilizando menos recursos.

Segundo Nadia Korosue, sócia da GOAKIRA, estruturar a empresa por meio de processos proporciona maior clareza e objetividade na execução das tarefas. Assim, assegura-se uma visibilidade global de seu funcionamento e mais conhecimento da organização. “A gestão por processos é uma alternativa vantajosa para o gerenciamento das empresas. Através de etapas padronizadas e eficientes, as empresas aperfeiçoam a capacidade de antecipar, gerenciar e responder as alterações do mercado – além de maximizar as oportunidades”, esclarece.

 

Gestão de processo para franquias

Os benefícios são ainda maiores para as redes de franquias, uma vez que a padronização é a chave para o sucesso. “O primeiro passo para ter maior produtividade em uma rede de franquias é olhar para a matriz e estabelecer desde o início, na criação da franquia, uma gestão voltada para o processo. Dessa forma, é possível olhar para cada passo da operação e desenvolver treinamentos capazes de serem replicados para a rede”, aponta. Para que a implantação seja bem sucedida, é primordial que as empresas estabeleçam suas regras de negócios, mapeiem e revejam sua gestão e operação de tempos em tempos. Assim, estarão eliminando os gargalos, desperdícios e atividades que não agregam valor ao cliente.

 

Envolvimento da equipe

O fracasso na implantação geralmente acontece quando o mapeamento é feito de forma incompleta ou então de maneira muito radical. Outro fator importante para que dê certo é o engajamento dos funcionários à nova cultura da empresa. Para que tudo funcione, é preciso realizar algo personalizado, com crescimento e introdução orgânica. “Não é receita de bolo. Embora haja metodologia para mapeamento e implantação, somente a expertise e um olhar atento para a operação, gestão e produto são capazes de criar um processo efetivo. Personalização é a base desse conceito”, expõe.

O projeto mais recente de padronização de processos feito pela GOAKIRA foi implementado na franquia EFG Escola do Sebrae. A consultoria começou em dezembro de 2015, e tinha o objetivo de reorganizar as atividades da franquia de ensino para serem realizadas com maior eficiência e de acordo com as exigências do MEC. “É difícil mensurar em números o aumento de produtividade da franquia, pois ainda estamos em fase de implantação. Mas acredito que, quando concluída essa etapa, os novos processos irão reduzir em torno de 15% a 20% os custos da empresa”, apresenta.

Embora ainda esteja atrasado, o Brasil tem evoluído nesse quesito e caminhado para entender e construir uma cultura de produtividade. A 2ª Edição da Pesquisa Nacional em Gerenciamento de Processos de Negócios, realizada em 2015 pela ABPMP (Associação dos Profissionais de Gerenciamento de Processos de Negócios), ouviu 641 empresas de todo Brasil.

Dessas, 21% trabalham com gestão de processos há mais de cinco anos, enquanto 57% implementaram há menos de três anos. Quanto aos resultados, 58% dos entrevistados esperam reduzir custos, eliminar desperdícios e simplificar as rotinas. Cerca de 41% deseja melhoria para o produto/serviço para maior satisfação do cliente e 39% espera melhorar a estrutura de monitoramento operacional.

 

Desafio a longo prazo

Os números mostram que, apesar de termos tido algum progresso, ainda há um longo caminho pela frente. Aumentar a eficiência e a produtividade das empresas brasileiras, bem como das franquias, é um desafio diário de todos os gestores. Só assim, teremos mais lucratividade e menos mortalidade de empresas no país. “Apenas com processos muito bem definidos é possível ter um conhecimento claro sobre o desempenho de uma empresa. Sem isso, é como navegar no escuro, indo para onde o vento levar”, finaliza Nadia.

Nádia Korosue
Nádia Korosue
Administradora de empresas, especialista em projetos, sócia da Goakira Consultoria.

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