Muito se fala sobre quais características um negócio deve possuir para tornar-se uma franquia. Fala-se de processos de negócios bem definidos, conceito do negócio testado, capacidade de inovar e entender as necessidades dos consumidores e uma marca forte e reconhecida.

Algumas dessas características são de fato imprescindíveis outras, como processos de negócios, podem ser aprendidas mesmo que seja necessário ajuda de especialistas externos e outras ainda, chegam a ser risíveis como, por exemplo, possuir uma marca forte.

É óbvio e inegável que uma marca forte ajuda grandissimamente para a expansão de uma rede de franquias, mas, não existe nenhuma empresa que nasce como uma marca forte. Marca se constrói ao longo do tempo, e a construção da marca pode ser fortemente alavancada pelo processo de franchising.

Para aqueles que discordam, eu tenho uma pergunta: Você acha que O Boticário, que nasceu em 1977 como uma farmácia de manipulação, tinha em 1980 (somente três anos depois) uma marca forte? A resposta a essa pergunta é óbvia: não tinha. Foi nesse ano porém que O Boticário abriu sua primeira franquia e hoje ele é nada menos que a maior rede de franquias do mundo no segmento em que atua.

Goakira Consultoria
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A GOAKIRA é uma consultoria comprometida com os resultados de seus clientes. Cujas áreas de expertise são o franchising, aumento de produtividade e pesquisa de mercado.

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