Quando é a melhor hora de buscar a franquia para expandir os negócios?

Uma pesquisa da Rizzo Franchise mostra que são abertas, por dia, 25 franquias de diferentes formatos. Apesar de toda essa pujança é preciso ficar atento a alguns detalhes antes de optar pelo modelo ou manter a empresa do jeito que está.

O sócio da consultoria Goakira, especializada em análise de franquias, José Carlos Fugice, afirma que é preciso antes de mais nada entender o mercado de franquias e identificar se a empresa tem perfil para ser replicada nesse formato.

“O empreendedor precisa ter conhecimento, tanto operacional quanto estratégico para passar ao futuro franqueado. Achar que vai franquear uma ideia sem testar é muito arriscado.

Além disso, é preciso entender como se dá a viabilidade atual do negócio. Muitas vezes, ele é viável em uma estrutura própria, mas quando se coloca o franqueado na jogada, acaba sendo inviável”, ensina o consultor.

Uma das empresas que se decidiu pelo franchising após 60 anos atuando em multimarcas foi a Primícia, do segmento de malas de viagem. A primeira franquia foi aberta em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

“Resolvemos antes testar a venda direta aos consumidores, que pediam mais presença da marca em diversas localidades do país. Então, testamos nosso próprio canal de varejo, com
as lojas próprias.

Depois da abertura de dez unidades no país, resolvemos abrir a primeira franquia”, diz Roberto Postel, diretor-superintendente da Primícia. A meta para este ano é abrir mais cinco lojas e outras 21 unidades franqueadas em 2014.

Domino’s quer mais pizzas de Norte a Sul

A rede de pizzarias Domino’s, segue em ritmo expansão para o Norte e Nordeste, além do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, interior de São Paulo e Distrito Federal. No Rio de Janeiro, a prioridade são os bairros da Zona Norte da cidade e a Baixada Fluminense. O objetivo é consolidar a marca e chegar a novos mercados.

[spacer size=”5″]

Quiosques, a opção da Ornatus para crescer

O Grupo Ornatus, dono das marcas Morana e Balonè (acessórios femininos), Jin Jin Wok, Jin Jin Sushi, Little Tokyo e My Sandwich (alimentação) e Love Brands (co-branding da Puket, Imaginarium e Balonè), apresentou na feira da ABF, no Rio, o modelo de quiosques. Quer espaço em academias, hospitais, postos de gasolina e empresas.

[spacer size=”5″]

Toca do Biscoito tem novo formato de loja

A rede de franquias Toca do Biscoito lança um novo modelo de negócio para shoppings e galerias comerciais, com lojas de 30 a 45 metros quadrados e investimento de R$ 100 mil. Gerenciado pela holding grupo Albero, pretende ampliar o faturamento em 50% esse ano.

[spacer size=”5″]

OPORTUNIDADES

As vending machines invadem o mercado de franquias. Fabricante desse tipo de máquina, a QAB Vending Machines foi apresentar as novidades da empresa, que tem agora a opção de um leitor de cartão de crédito, durante a Rio Franchising Business.

A microfranquia das máquinas, a partir de R$ 15 mil, permite a instalação em empresas, bares, boates, academias, escolas e hospitais. Dependendo do produto, o fabricante fornece a reposição dos itens.

[spacer size=”5″]

  • A ABF e a Associação Franquia Sustentável (Afras) realizam, no dia 3 de outubro, a 5ª edição do Simpósio ABF Afras de Sustentabilidade. “O franchising pode colaborar e muito para uma nova consciência, necessária para o futuro dos mercados”, diz o presidente da Afras, Cláudio Tieghi. Inscrições abertas.
  • [spacer size=”5″]

  • De 30 de outubro a 3 de novembro acontece a 13ª Convenção ABF do Franchising, na Bahia. Temas como o comportamento do varejo mundial, a expansão de redes e o cenário do franchising brasileiro serão discutidos por palestrantes nacionais e internacionais.

[spacer size=”15″]

Fonte: Brasil Econômico – (http://brasileconomico.ig.com.br/noticias/plano-de-negocios-a-hora-certa-da-franquia_136194.html)

Goakira Consultoria
Goakira Consultoria
A GOAKIRA é uma consultoria comprometida com os resultados de seus clientes. Cujas áreas de expertise são o franchising, aumento de produtividade e pesquisa de mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>