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[Vídeo 1] Sua empresa está preparada para entrar no mercado de franquias?

Sua empresa está preparada para entrar no mercado de franquias?

Sua empresa está preparada para entrar no mercado de franquias?

Por: Diego Simioni

Olá, sou Diego Simioni. Nesta série de vídeos sobre franchising, eu gostaria de responder uma pergunta: você está pronto para ser um franqueador, ou seja, vender franquias? Basicamente, para uma empresa se tornar franqueadora, são necessários três elementos:

  1. Capital. Quando falamos de capital para se tornar um franqueador, falamos de duas coisas: primeiro, capital para preparar a empresa para ser uma franqueadora; e, segundo, uma vez que a empresa já está preparada para ser franqueadora, ela precisa promover a sua marca com o objetivo de conquistar pessoas interessadas em se tornarem franqueadas.
  2. Sua empresa possui um modelo de negócio replicável e lucrativo? Toda empresa que vai iniciar o franchising precisa ter uma unidade, piloto ou própria, que prove que o seu negócio funciona. Costumo dizer que o franqueado não pode ser uma cobaia do franqueador. Para isso, o franqueador precisa ter modelos que provem ao franqueado a viabilidade do negócio.
  3. Perfil da liderança da empresa. Muito se fala do perfil do franqueado. Ouço sempre “quero um franqueado ideal, com essa característica, com essa competência”, mas e o perfil do franqueador? Trabalhar no mercado de franquias pressupõe trabalho em equipe. Quando falamos em trabalho em equipe significa que você é o franqueador, você detém a marca e o know how, mas você vai precisar trabalhar com o franqueado, porque ele vai estar no dia a dia do negócio, vai estar na ponta, vai ser o elo e o vínculo da sua marca com o consumidor final. Ele vai ter que personificar a sua marca.

O franqueador precisa estar preparado para, muitas vezes, colocar o interesse do franqueado à frente do seu próprio interesse em prol do benefício da rede.

Quer ser franqueador? Pense nessas três coisas. Recapitulando:

  1. Possuo capital para preparar minha rede de franquia?
  2. Possuo um modelo de negócio lucrativo e replicável?
  3. O meu perfil é adequado para esse modelo de expansão?

Nos próximos vídeos da série, vou falar mais sobre cada um desses elementos.

Diego Simone
Diego Simone
É administrador de empresas, empresário e consultor. Atuou em diversas funções nas áreas de planejamento financeiro e estratégico em multinacionais no Brasil e EUA, onde coordenou o processo de planejamento para sete países da América Latina.

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