Alinhe seus canais e atenda o seu cliente onde quer que ele esteja. Ser ominichannel é adaptar-se as mudanças do mercado e as expectativas do consumidor, prezando pela sua experiência de compra.
O omnichannel significa comunicação em múltiplos canais. Nesse sentido, essa comunicação combina características particulares, visando a construção de uma única experiência para o cliente da marca.
Afinal, na alta digitalização dos dias de hoje, não há mais como dizer que existem clientes específicos apenas de lojas virtuais ou apenas de lojas físicas. O omnichannel é feito integrando as experiências. Assim, possibilita que o cliente tenha uma vivência similar nos mais variados canais de uma marca, seja nas redes sociais, e-commerce, loja física ou aplicativos.
Porém, simplesmente estar presente em inúmeros canais não é o suficiente para proporcionar ao cliente uma experiência completa. Isso porque é preciso pensar em convergência dos canais, com a utilização inteligente e integrada.
Por isso, a análise estratégica de canais trata de uma análise e a definição de uma estratégia de crescimento para sua empresa, levando em consideração os prós e contras de cada um dos possíveis canais e o retorno financeiro de cada um deles. É importante identificar o grau de maturidade e o estágio que a empresa se encontra para implementar cada estratégia recomendada.
Uma experiência personalizada e aperfeiçoada é o que o seu cliente espera de você! Tenha recursos e capacidades de alternar entre canais online e offline sem perder a identidade da sua marca.
Um estudo feito pela Accenture mostrou que os consumidores que têm acesso a múltiplos canais de compra gastam cerca de 37% a mais do que empresas de canais únicos. Entretanto, apenas 36% das varejistas estão preparadas para isso.
Sua empresa precisa sair na frente e atingir o público certo, no canal certo! Apenas a análise de canais permite uma análise profunda, que evita a canibalização de público. Você pode vender muito, mesmo atuando em vários canais ao mesmo tempo e somente uma consultoria especializada pode te ajudar nessa missão!
Um estudo feito pela Accenture mostrou que os consumidores que têm acesso a múltiplos canais de compra gastam cerca de 37% a mais do que empresas de canais únicos. Entretanto, apenas 36% das varejistas estão preparadas para isso.
66% dos consumidores afirmaram se preocupar mais com a experiência do que com o preço do produto, segundo a pesquisa The Experience Impact da Merkle, de 2019. Também segundo a pesquisa, 52% dos entrevistados indicaram que pararam de comprar em site de uma marca por causa de uma experiência passada ruim no ambiente online.
Por isso, as empresas precisam se adaptar a esse comportamento do consumidor para converter esse novo perfil do público. Assim, além de considerar a qualidade do atendimento, a marca precisa também utilizar técnicas atraentes e imersivas.
Ao utilizar o omnichannel de forma estratégica, sua empresa terá presença em diversos pontos de contato dos consumidores. Em consequência, a taxa de aproveitamento das oportunidades de vendas é potencializado.
Para gerir a estratégia omnicanal, acaba-se por investir na integração de setores – dessa forma, há maior poder de visibilidade sobre os processos.
O omnichannel aprimora cada etapa da relação dos clientes; dessa forma, é possível ter mais controle sobre ações, tendo, assim, total eficiência e assertividade em cada uma
Com uma comunicação totalmente integrada e condizente com seu perfil, você encanta e se aproxima de clientes. Isso é um fator chave para fidelizá-lo.
Ao utilizar o omnichannel de forma estratégica, sua empresa terá presença em diversos pontos de contato dos consumidores. Em consequência, a taxa de aproveitamento das oportunidades de vendas é potencializado.
Para gerir a estratégia omnicanal, acaba-se por investir na integração de setores – dessa forma, há maior poder de visibilidade sobre os processos.
O omnichannel aprimora cada etapa da relação dos clientes; dessa forma, é possível ter mais controle sobre ações, tendo, assim, total eficiência e assertividade em cada uma
Com uma comunicação totalmente integrada e condizente com seu perfil, você encanta e se aproxima de clientes. Isso é um fator chave para fidelizá-lo.
Uma estratégia omnichannel sem planejamento pode resultar em uma disputa por territórios, problemas na logística e distribuição de produtos e serviços e até mesmo em perca de receita em um dos modelos de negócios. Para todos esses problemas damos o nome de conflito de canais.
O consumidor final não pensa na marca por canal, ele enxerga o todo e espera contar com o mesmo atendimento e eficiência da sua empresa, independentemente de onde ele esteja realizando a sua compra.
A análise de canais pode preparar a sua marca para atender as expectativas do cliente e garantir que cada um dos canais seja gerenciado e tenha o volume de vendas, ticket médio, margem de lucro e outros indicadores de performance desejador por você!
Estratégia de expansão que envolve a concessão de uso de marca e transferência de know-how para um terceiro;
Modelo de negócios que contam com pessoas responsáveis por manter a imagem da empresa, realizando visitas para venda, conquistando espaço em outros estabelecimentos e ajudando na expansão da marca;
Cessão de uso de marca, produto, personagens e afins para terceiros para comercialização de produtos/serviços por tempo determinado;
Comércio virtual feito exclusivamente por meio de um equipamento eletrônico como um smartphone ou computador;
Modelo de negócio que tem como clientes pequenos e grandes varejistas que desejam revender produtos da marca em seus estabelecimentos;
Comercialização de produtos e serviços direto para os consumidores, sem nenhum tipo de estabelecimento comercial fixo e com mão de obra sem vínculo empregatício com a empresa.