Antes de entrar no mercado de franchising, é preciso que tudo esteja bem planejado. Afinal, é um mercado que exige conhecimento, capacidade, preparo e experiências. Por isso, é feita a formatação de franquias, que é a estruturação detalhada de todas as etapas do processo.
Com isso, a empresa entra no mercado do franchising da forma mais estruturada possível, tornando seu crescimento muito mais natural e rápido. Também, auxilia prevendo e evitando problemas.
Para isso, são realizados diversos estudos com técnicas de inteligência de mercado. Entre eles, está:
1. Diagnóstico da situação atual e Análise de Franqueabilidade: Nesta etapa, olhamos para a empresa como um todo, buscando entender o que já está bom e o que precisa ser melhorado antes de expandir. Nesse sentido, é possível entender se o negócio já está no momento certo para se tornar uma franquia e se possui as características necessárias para isso: é o que chamamos de Análise de Franqueabilidade. Esta etapa é essencial, porque organiza tudo antes de começar a colocar a mão na massa, o que aumenta bastante as chances de sucesso.
2. Documentação e assessoria jurídica: aqui, toda a parte legal do empreendimento é analisada de ponta a ponta, desde o registro do nome da marca até questões tributárias e trabalhistas. É indispensável deixar tudo em ordem do ponto de vista legal se quiser evitar grandes problemas futuros. Além disso, existem legislações específicas para o franchising no Brasil, que devem ser seguidas à risca desde o início do processo de formatação de franquia.
3. Definição de processos e estratégias: é sempre importante ressaltar que a franquia é um modelo replicável de negócio, ou seja, todo o conhecimento sobre o funcionamento da operação precisa ser padronizado, para que possa ser ensinado aos franqueados. Outro ponto é o conceito de franquia e como ele será comunicado ao público, pois a marca precisa ser forte e passar uma imagem coerente com seus valores e posicionamento ao público e investidores.
4. Definição de regras e elaboração da COF: a COF (Circular de Oferta de Franquia) é um instrumento jurídico que garante segurança para ambos os lados – empresa franqueadora e futuro franqueado. Nela, deve conter todas as regras, multas e penalidades, prazos, valores de taxa de franquia, royalties, investimento inicial, tempo de contrato etc. A recomendação é definir todos estes pontos com o auxílio de uma equipe multidisciplinar: especialistas em formatação e expansão de franquias e assessoria jurídica especializada no assunto, pois qualquer erro pode resultar em prejuízos e até processos na justiça.
5. Criar o plano de expansão de franquia: depois de passar pelas 4 etapas anteriores, será o momento de definir a sua estratégia de expansão. Aqui, deve-se pensar na prospecção de interessados em investir, dinâmicas de fiscalização e treinamentos, suporte na gestão, escolha do ponto comercial, comunicação e marketing de marca para o público-alvo e franqueados, entre outros fatores indispensáveis na hora de transformar seu negócio em uma rede de franquias.
O setor de franquias tem diversos segmentos e, dentro deles, seus respectivos nichos.
Por isso, durante a formatação de franquias, é preciso entender em qual deles a empresa se encaixa. Alguns dos principais segmentos são:
O Brasil é o 3º maior consumidor no setor da estética do mundo, atrás somente da China e Estados Unidos. De 2014 a 2019, o mercado de estética cresceu 567% no Brasil. Nestes cinco anos, o número de profissionais da área aumentou de 72 mil para mais de 480 mil, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
No setor de franquias, o faturamento do segmento cresceu 14,1% no ano de 2021. Alguns grandes nomes do segmento são: Onodera Estética, Dermage, GioLaser, Brasil Nutri Shop e OdontoClinic.
O mercado de alimentação é um dos mais tradicionais; afinal, se trata de um serviço essencial para as pessoas. Segundo o IBGE, o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar. Além disso, a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), estima que o segmento cresce, em média, 14,2% ao ano. Alimentação, segunda a Associação Brasileira de Franchising, é responsável por 33% de toda a receita do franchising e representa 17 das 50 maiores franquias do Brasil. Você com certeza já conhece diversas redes de franquia de alimentação: Jin Jin, Spoleto, China in Box, Gendai, Griletto, Domino’s Pizza, McDonalds, Burger King e Giraffas.
No Brasil, estima-se que o mercado de educação movimenta mais de R$ 134 bilhões ao ano. Somente o ensino de idiomas fatura mais de R$ 35 bilhões. Algumas das redes de franquias desse segmento são CNA, Yázigi, Instituto Embelleze, Kumon, Instituto L’Oréal Professionnel e CCAA.
Esse é um segmento que pode abranger vários nichos bem diferentes, como petshops, empresas logísticas, corretora de seguras, contabilidade, recursos humanos, entre outros. Em 2021, o faturamento desse segmento cresceu 11,6%. Alguns nomes de franquias que você talvez conheça são Clinicão Veterinária, Omie, Nutrimais, Help! Loja de crédito e Brazil Health.
O Brasil está entre os 10 maiores países no mercado de roupas e acessórios do planeta. Esse segmento, inclusive, lidera as vendas por E-commerce. No setor de franquias em 2021, o crescimento no faturamento foi expressivo – 24% maior. Algumas das redes que você provavelmente conhece são: Piticas, Puket, Hope, Clube Melissa e Hering Store, por exemplo.
Essa é uma franquia de residência senior, com certificação de Excelência da ABF (Associação Brasileira de Franquias) e mais de 100 unidades abertas no país. É uma empresa responsável por hospedar e cuidar de idosos, com o diferencial competitivo de utilizar tecnologia como aliada.
O Dia% é uma cadeia de supermercados de sucesso e a primeira de todo o Brasil, que atua com o sistema de franchising. Hoje, a empresa está presente em outros 4 países: Argentina, China, Espanha e Portugal, e conta com mais de 3960 franquias.
Fundada em 2012, hoje é a maior rede de franquias de limpeza residencial da América Latina. Depois de aderir ao sistema de franquias, já passou da marca de 370 unidades.
Ela foi fundada em 1997 e aderiu ao sistema de franquias em 2002. Hoje, já conta com 170 clínicas por todo o Brasil, onde adotam um modelo multidisciplinar de atendimento odontológico.
A rede de franquia Descomplique é uma assessoria locatária, que orienta as pessoas que moram de aluguel a solucionar e evitar problemas que surgem no final de uma locação.
A Brasil Nutri Shop é uma microfranquia que oferece ao franqueado um site para vender suplementos para todo o Brasil. Com o início do sistema de franquia em 2017, hoje a rede já conta com mais de 160 unidades.
Ambos os sistemas servem para expandir negócios. Contudo, existem certas vantagens no sistema de franquia que não são possíveis no sistema de filiais. Além de todas as vantagens que já citamos no início, o crescimento e os ganhos costumam ser muito maiores, justamente por causa do capital de fora que é investido na empresa.
Outra questão é a parceria entre franqueadores e franqueados, que se ajudam o tempo todo. Por um lado, a franqueadora oferece treinamentos e transferência de know-how, enquanto o franqueado ajuda a administrar e cuidar da prosperidade do empreendimento. Não é raro vermos franqueados que possuem mais de 2 unidades de uma mesma franquia, porque ambos faturaram tanto, que vale a pena investir de novo. Por fim, temos um sistema legal super completo e avançado, com legislação específica para franquias e leis que protegem ambas as partes e garantem seus direitos e deveres.
Para montar uma franquia do zero, seguir estes 5 passos é indispensável se quiser ter bons resultados. Porém, sabemos que podem surgir dificuldades e muitas dúvidas ao longo desta jornada. Por isso, é recomendado contar com o suporte de uma consultoria especializada na hora de crescer com o sistema de franquias. O principal motivo para contar com a ajuda de especialista neste momento é o alto nível de complexidade do processo como um todo e a redução de riscos. Por se tratar de um passo muito importante que a empresa está dando, qualquer erro ou desatenção pode prejudicar muito a expansão (isso vai desde dificuldades para vender as unidades até possíveis problemas com a justiça). Além disso, a intenção com a formatação e expansão é ter um crescimento sustentável e que se mantenha a longo prazo, o que só é possível se a marca passar por um excelente processo de formatação de franquia.
Antes de mais nada, busque pela reputação desta empresa no mercado. Aqui vão algumas dicas de como fazer isso: