Se você está em busca de investidores para a sua empresa, o Valuation pode te ajudar a atribuir um valor justo e atraente para ela. Chega de sofrer com análises de DRE, balanços e projeções financeiras. Nossos especialistas podem te ajudar com todos os números do seu negócio!

Esse produto foi desenvolvido especialmente para vendedores, compradores e qualquer pessoa interessada em precificar uma empresa e, assim, negociar participações e valores com propriedade.

Por que fazer um Valuation?

Reduzir custos, destacar os diferenciais competitivos e utilizar seus números para estabelecer uma estratégia de crescimento segura são apenas algumas das possibilidades que o Valuation oferece.

Conheça mais sobre o produto, falando com um de nossos especialistas.

Como a Goakira pode te ajudar?

Nossos consultores avaliam diferentes cenários e aplicam mais de um método, afinal é necessário levar em conta distorções que podem modificar seus resultados.

Achismo não resolve nada! Você precisa tomar decisões com base em números e tornar a gestão da sua empresa mais segura e assertiva se deseja crescer. A Goakira está pronta para te ajudar, mas e você? Tem coragem de levar o seu negócio para o próximo nível?

Veja quem já confiou no nosso trabalho:

QUAIS OS MÉTODOS PARA CALCULAR O VALUATION?

Os métodos mais utilizados para calcular o valuation são:

  • Análise de múltiplos de mercado;
  • Fluxo de caixa descontado;
  • Valor de patrimônio líquido;

Atenção! Antes de solicitar seu Estudo de Valuation, reúna o máximo de informações financeiras e contábeis sobre a sua empresa. Nossos consultores precisarão destas informações para compor seu relatório.

Veja como cada um deles funciona:

Análise de múltiplos de mercado

A análise de múltiplos de mercado mede a relação entre o preço atual que as ações possuem e o lucro por ação que foi acumulado em quatro trimestres. Caso o resultado seja alto, pode-se dizer que o ativo é caro. Por outro lado, se o múltiplo for baixo, o ativo é barato.

Para que o resultado tenha sentido, é importante que o investidor acompanhe as notícias sobre as empresas para verificar eventos — não recorrentes — que possam gerar impacto no resultado do múltiplo e distorcer o valor. Alguns exemplos são fusões, reversão tributária, apuração de lucro em vendas de imóveis etc.

Depois, o múltiplo deve ser comparado com outras marcas que desempenhem a mesma função no mercado, com o objetivo de entender possíveis discrepâncias. Nesse âmbito, a experiência do avaliador é fundamental.

Fluxo de caixa descontado

Esse método contábil calcula o valor dos fluxos de caixa presentes, que são projetados para o futuro da empresa. Caso o resultado seja maior que o atual preço do ativo, é um indício de que o momento é bom para fazer um investimento. Então, o objetivo do cálculo é conhecer qual será o fluxo de caixa livre nos anos que foram considerados na projeção.

Fatores que influenciam o fluxo de caixa descontado são:

  • Os ativos da empresa
  • Existências de marcas e patentes
  • Reputação no mercado
  • Desempenho e histórico da gestão

Entretanto, as informações só serão relevantes se existir a possibilidade de que o caixa livre no futuro (recursos para que os investidores sejam remunerados) seja gerado. Como taxa de desconto, os custos do capital e os riscos do negócio são considerados.

Ainda que seja mais preciso do que a análise de múltiplos para fazer o valuation, o fluxo de caixa descontado também pode ter distorções, causadas por taxas elevadas de desconto (devido aos altos juros de mercado, por exemplo). Por isso, todos os fatores devem ser analisados. O método é interessante para empresas que tenham histórico consistente e previsibilidade de receita.

Valor do patrimônio líquido

No caso do patrimônio líquido, soma-se os ativos circulantes e os não circulantes e depois, o valor das obrigações registradas no passivo (circulante e não circulante).

Os ativos circulantes são compostos, por exemplo, por valores a serem recebidos de clientes e despesas antecipadas. Ou seja, são bens e direitos que a empresa pode transformar em dinheiro até o final do próximo exercício. Por outro lado, os ativos não circulantes são máquinas, imóveis, equipamentos e outros bens que a empresa pode realizar até o final do exercício seguinte.

Já o passivo circulante pode contar com contas a pagar, dívidas com fornecedores (matéria-prima, mercadorias ou serviços) e empréstimos que vençam em até 360 dias. Ou seja, contas que tenham vencimento até o final do próximo exercício. O passivo não circulante considera financiamentos e empréstimos com vencimento superiores a 360 dias, além de créditos de sócios, acionistas e diretores.

Esse método não considera as perspectivas para a continuidade do negócio e as flutuações que podem acontecer nas variáveis que são consideradas no patrimônio em médio e longo prazo. Por isso, é importante aplicar várias opções de forma conjunta.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DICAS PARA ANALISAR O VALUATION CORRETAMENTE?

Veja, agora, quais são as principais dicas para que você faça uma análise correta do valuation:

  • Faça uma análise de mercado fundamentalista, que analise se os fatores essenciais para que a empresa tenha sucesso estão favoráveis
  • Avalie diferentes cenários
  • Aplique mais de um método ao mesmo tempo (considerando que os métodos podem apresentar distorções)
  • Considere possíveis distorções geradas e que possam modificar os resultados (juros disponíveis no mercado, modificações anormais, empréstimos e vendas realizadas).

QUAL A METODOLOGIA UTILIZADA PELA GOAKIRA?

A metodologia utilizada é o Fluxo de caixa descontado, ou seja, uma projeção financeira com base nos dados atuais. Entretanto, o conceito fundamental que o empreendedor deve saber é que os resultados de um valuation podem ser variáveis e nunca serão 100% precisos, já que não existe uma forma exata e única de cálculo para chegarmos ao resultado.

QUAL A METODOLOGIA UTILIZADA PELA GOAKIRA?

Separamos dois conteúdos do nosso blog com informações complementares, exemplos práticos e cases de sucesso, para que você possa se aprofundar no tema Valuation:

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