Valuation
Descubra quanto vale a sua empresa e atraia investidores para o seu negócio
Se você está em busca de investidores para a sua empresa, o Valuation pode te ajudar a atribuir um valor justo e atraente para ela. Chega de sofrer com análises de DRE, balanços e projeções financeiras. Nossos especialistas podem te ajudar com todos números do seu negócio!
Esse produto foi desenvolvido especialmente para vendedores, compradores e qualquer pessoa interessada em precificar uma empresa e, assim, negociar participações e valores com propriedade.

POR QUE FAZER UM VALUATION?
Reduzir custos, destacar os diferenciais competitivos e utilizar seus números para estabelecer uma estratégia de crescimento segura são apenas algumas das possibilidades que o Valuation oferece.
Conheça mais sobre o produto, falando com um de nossos especialistas.
COMO A GOAKIRA PODE TE AJUDAR?
Nossos profissionais analisam todos os fatores essenciais para que uma empresa tenha sucesso, buscando uma forma de torná-los favoráveis. Avaliam diferentes cenários e aplicam mais de um método, afinal é necessário levar em conta distorções que podem modificar seus resultados.
Achismo não resolve nada! Você precisa tomar decisões com base em números e tornar a gestão da sua empresa mais segura e assertiva se deseja crescer. A Goakira está pronta para te ajudar, mas e você? tem coragem de levar o seu negócio para o próximo nível?
QUAIS OS MÉTODOS PARA CALCULAR O VALUATION?
Os métodos mais utilizados para calcular o valuation são: análise de múltiplos de mercado, fluxo de caixa descontado e valor de patrimônio líquido. Veja como cada um deles funciona!
ANÁLISE DE MÚLTIPLOS DE MERCADO
A análise de múltiplos de mercado mede a relação entre o preço atual que as ações possuem e o lucro por ação que foi acumulado em quatro trimestres. Caso o resultado seja alto, pode-se dizer que o ativo é caro. Por outro lado, se o múltiplo for baixo, o ativo é barato.
Para que o resultado tenha sentido, é importante que o investidor acompanhe as notícias sobre as empresas para verificar eventos — não recorrentes — que possam gerar impacto no resultado do múltiplo e distorcer o valor. Alguns exemplos são fusões, reversão tributária, apuração de lucro em vendas de imóveis etc.
Depois, o múltiplo deve ser comparado com outras marcas que desempenhem a mesma função no mercado, com o objetivo de entender possíveis discrepâncias. Nesse anúncio, a experiência do avaliador é fundamental.


FLUXO DE CAIXA DESCONTADO
Esse método contábil calcula o valor dos fluxos de caixa presentes, que são projetados para o futuro da empresa. Caso o resultado seja maior que o atual preço do ativo, é um indício de que o momento é bom para fazer um investimento. Então, o objetivo do cálculo é conhecer qual será o fluxo de caixa livre nos anos que foram considerados na projeção.
Fatores que influenciam o fluxo de caixa descontado são:
• Os ativos da empresa
• Marcas e patentes que possuem
• Reputação no mercado
• Desempenho e histórico da gestão
Entretanto, as informações só serão relevantes se existir a possibilidade de que o caixa livre no futuro (recursos para que os investidores sejam remunerados) seja gerado. Como taxa de desconto, os custos do capital e os riscos do negócio são considerados.
Ainda que seja mais preciso do que a análise de múltiplos para fazer o valuation, o fluxo de caixa descontado também pode ter distorções, causadas por taxas elevadas de desconto (devido aos altos juros de mercado, por exemplo). Por isso, todos os fatores devem ser analisados. O método é interessante para empresas que tenham histórico consistente e previsibilidade de receita.
VALOR DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
No caso do patrimônio líquido, soma-se os ativos circulantes e os não circulantes e depois, o valor das obrigações registradas no passivo (circulante e não circulante).
Os ativos circulantes são compostos, por exemplo, por valores a serem recebidos de clientes e despesas antecipadas. Ou seja, são bens e direitos que a empresa pode transformar em dinheiro até o final do próximo exercício. Por outro lado, os ativos não circulantes são máquinas, imóveis, equipamentos e outros bens que a empresa pode realizar até o final do exercício seguinte.
Já o passivo circulante pode contar com contas a pagar, dívidas com fornecedores (matéria-prima, mercadorias ou serviços) e empréstimos que vençam em até 360 dias. Ou seja, contas que tenham vencimento até o final do próximo exercício. O passivo não circulante considera financiamentos e empréstimos com vencimento superiores a 360 dias, além de créditos de sócios, acionistas e diretores.
Esse método não considera as perspectivas para a continuidade do negócio e as flutuações que podem acontecer nas variáveis que são consideradas no patrimônio em médio e longo prazo. Por isso, é importante aplicar várias opções de forma conjunta.


QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DICAS PARA ANALISAR O VALUATION CORRETAMENTE?
Veja, agora, quais são as principais dicas para que você faça uma análise correta do valuation:
• Faça uma análise de mercado fundamentalista, que analise se os fatores essenciais para que a empresa tenha sucesso estão favoráveis
• Avalie diferentes cenários
• Aplique mais de um método ao mesmo tempo (considerando que os métodos podem apresentar distorções)
• Considere possíveis distorções geradas e que possam modificar os resultados (juros disponíveis no mercado, modificações anormais, empréstimos e vendas realizadas).

QUAL A METODOLOGIA UTILIZADA PELA GOAKIRA?
A metodologia utilizada é o Fluxo de caixa descontado, ou seja, uma projeção financeira com base nos dados atuais. Entretanto, o conceito fundamental que o empreendedor deve saber é que os resultados de um valuation podem ser variáveis e nunca serão 100% precisos, já que não existe uma forma exata e única de cálculo para chegarmos ao resultado.