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Na Terça da Serra, formatação da franquia é a base para expansão

Rede de casas de repouso chega a 120 unidades e tem meta de chegar a 300 operações em 5 anos; mas tudo começa no cuidado com os aspectos fundamentais do negócio

Na evolução dos negócios criados por empreendedores, é natural que, em algum momento, seja necessário buscar apoio especializado para crescer de maneira mais estruturada. No caso da Terça da Serra, a jornada entre a primeira unidade e a expansão organizada aconteceu rapidamente.

Fundada em 2014, a rede de casas de repouso surgiu de uma necessidade muito pessoal. A fundadora, Dra. Joyce Duarte Caseiro, não encontrava na região de Campinas (SP) um local para cuidar de seus avós, que sofriam do Mal de Alzheimer. A solução foi criar sua própria operação. “Quando criamos a Terça da Serra, não tínhamos ideia de expansão”, revela Pedro Moraes, diretor financeiro da empresa. A primeira unidade, em Jaguariúna (SP), ficou lotada rapidamente, foi expandida e, em questão de meses, uma segunda casa foi aberta em Campinas. .

Com menos de dois anos de vida, a marca já contava com 4 casas de repouso e amigos e conhecidos dos fundadores queriam replicar o modelo do negócio em suas cidades. “Vimos que poderíamos franquear o negócio e que não havia nenhuma rede nesse segmento. Fomos então procurar quem pudesse nos ajudar a estruturar nosso crescimento”, conta Moraes. Depois de conversar com várias consultorias, a escolha foi pela Goakira.

“Enquanto outros disseram que não viam potencial, porque ninguém no nosso setor ainda tinha feito franquias, a análise da Goakira mostrou justamente o oposto: que tínhamos uma grande oportunidade. O entusiasmo da equipe foi contagioso”, diz o executivo. Em 2016, começou o trabalho de formatação da franquia, desenvolvimento de manuais e instrumentos jurídicos. “Replicar nosso modelo era algo que já tínhamos experimentado, e sempre tivemos muita preocupação em manter um padrão operacional de qualidade. Mas o desafio de franquear o negócio é diferente”, comenta Moraes. “Uma coisa é cuidar das pessoas, contratar cuidadores, e outra bem diferente é criar os instrumentos de franquia e desenvolver relacionamento e suporte aos franqueados”, acrescenta.

Para superar o desafio, a Terça da Serra seguiu as sugestões da Goakira. “Trabalhamos muito juntos e fomos criando cada passo da operação de franquia, dos testes de viabilidade até a formatação de cada aspecto do negócio. Foram uns 8 meses de trabalho e sem a orientação da Goakira, não teríamos nos estruturado tão rápido”, afirma.

Hoje com mais de 120 unidades em todo o Brasil, Moraes diz que a expansão aconteceu porque a Terça da Serra se abriu para aprender continuamente. “É um passo a passo em que vamos evoluindo. Olhando para trás, parece simples, mas no dia a dia são novos desafios que surgem e que conseguimos superar porque tivemos a consultoria sempre próxima da gente”, avalia o executivo.

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Pedro Moraes

Sobre a Terça da Serra

A Terça da Serra foi criada em 2014 pela médica Dra. Joyce Duarte Caseiro, que, percebendo a carência de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que prestassem serviços de qualidade na região de Campinas, decidiu realizar seu empreendimento próprio na cidade de Jaguariúna (SP).

Buscando impulsionar seu crescimento, a marca se associou ao Grupo SMZTO, referência em investimento em franquias, e aderiu ao Programa de Internacionalização Franchising Brasil. Atualmente, a Terça da Serra é uma rede de Residenciais Sênior com mais de 100 unidades em 20 estados brasileiros, cuidando de mais de 1.000 hóspedes.

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