Rede goiana de joias em prata, parceria com a Goakira tem sido essencial para desenvolver um negócio sustentável no franchising
Uma empresa que nasceu e se desenvolveu a partir de desafios e continua buscando oportunidades para crescer com novos formatos e modelos de negócios. A El Patron Platas, marca goiana de joias em prata, prepara um novo passo: deixar de ser uma marca 100% online para abrir lojas físicas.
“Gosto muito de desafios e de me sentir desafiado”, conta Murillo Monteiro, fundador da El Patron Platas. E esses desafios podem vir de qualquer lugar: no fim de 2021, Murillo via o filme “Fome de Viver”, que conta a história do início do McDonald’s, e começou a se perguntar se franquias não seriam um bom caminho para a expansão do seu negócio. “Até ali, tínhamos 7 anos de vendas online, mas abrir lojas físicas não estava no radar”, comenta.
O passo seguinte foi pesquisar muito. “Não conhecia nada sobre franquias, então fiz a lição de casa”, afirma. Nesse processo, encontrou a Goakira. “Minha expectativa era construir uma operação de franquias, criando uma estrutura para crescer com mais força”. Começava um processo de aprofundamento nas possibilidades e nos desafios do franchising.
“Analisamos vários caminhos, como o licenciamento, e acabamos concluindo que o modelo de franquias era o que melhor combinava com nossa cultura e planejamento estratégico”, afirma o fundador. A seguir, vieram reuniões com os profissionais de arquitetura de marca da Goakira, para entender o posicionamento a ser adotado; e o processo de planejamento e formatação da franquia.
Todo conceito de franquia depende de lojas próprias que comprovem a viabilidade do modelo. Afinal de contas, esse é um negócio de “skin in the game”. E é nesse momento que a el Patron Platas se encontra agora. “É a hora de abrir nossa primeira loja física, para depois avançarmos com o racional econômico e construir a rede de franquias”, afirma Monteiro. A primeira loja tem local definido: São Paulo. “É o maior mercado do nosso e-commerce, com mais de 30% das vendas. Por isso, é muito importante começar por lá. Agora depende da gente, de negociar com os shopping centers e encontrar o melhor ponto”, conta.
Sua busca é por uma loja de 45 metros quadrados em um shopping center focado nas classes B e C, para alcançar um público masculino jovem. É um público que também se relaciona com streetwear, skate, rap e hip hop. “Temos um perfil muito definido e esperamos abrir a loja no primeiro trimestre de 2023, para então participar da feira da ABF e iniciar a expansão em franquias”, conta.
Para o executivo, o apoio da Goakira tem sido essencial nesse projeto. “Ficou claro para nós que, embora não seja um negócio tão complexo quanto achava no início, o franchising é cheio de detalhes que somente quem é especialista identifica. A Goakira sempre foi muito transparente sobre quais seriam os próximos passos e quais seriam minhas responsabilidades – e isso tem sido muito importante para começar com o pé direito”, afirma.
A El Patron Platas é uma história de empreendedorismo. Nascida em 2014 em Goiás a partir de um investimento de apenas R$ 500,00 de seu fundador, que conseguiu o dinheiro emprestado para comprar e revender joias em prata, a marca se desenvolveu a partir da internet com muita determinação, trabalho árduo e perseverança.
Hoje, a marca é referência em joias italianas de prata no mercado nacional, ganhando relevância com produtos de alta qualidade, utilizados por artistas de repercussão nacional e internacional. Com um negócio desenvolvido a partir de três pilares (qualidade, preço justo e garantia), a El Patron Platas oferece um estilo ousado, com personalidade, para clientes que buscam inspiração.
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