Clube ganha vida com reestruturação após a SAF e novo projeto de lojas físicas cria oportunidades de relacionamento com o torcedor e aumento das vendas
O mundo do futebol tem sido transformado, por meio de governança e uma visão de negócios. A Lei da SAF (Lei 14.193/21) vem permitindo que muitos clubes se estruturem como empresas para resolver questões de longo tempo, como seu endividamento, e criar um mindset voltado a resultados, eficiência e produtividade. Um dos grandes exemplos é o Cruzeiro Esporte Clube, um dos mais tradicionais clubes de futebol de Minas Gerais.
Em dezembro de 2021, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno, por meio de sua empresa Tara Sports, assinou contrato para comprar 90% das ações da SAF do Cruzeiro, dando início a uma profunda reestruturação no clube. Ao avaliar as oportunidades de negócio da SAF, ficou claro que as lojas físicas (Loja do Cruzeiro) eram um mercado mal aproveitado. Com cerca de 10 pontos de venda, tratava-se de um segmento sem estratégia, ambientação ou produto.
Entendendo que esse canal poderia se tornar uma frente importante de negócios, a Alvarez Marsal, consultoria responsável pela reestruturação financeira do Cruzeiro e assessoria na transformação do clube em empresa, buscou a Goakira para ajudar a transformar as lojas físicas. “Até então, o clube trabalhava no conceito de licenciamento de marca. Entendemos que o modelo de franquia funcionaria melhor”, afirma José Carlos Fugice, fundador da Goakira.
Mergulhando no projeto da Loja do Cruzeiro, a Goakira passou a desenvolver o plano de negócios, manualização, processos de loja, definição de mix de produtos e arquitetura da loja, além de apresentar o novo projeto para os licenciados selecionados pela SAF para se tornarem franqueados da marca.
“A Goakira chegou no pior momento da história do clube, após uma grave crise que tornou a SAF a única saída para o Cruzeiro”, comenta Luciano Dacasa, franqueado da Loja do Cruzeiro. E a sua chegada trouxe uma grande transformação. “Antes, a gestão das lojas era muito amadora. Hoje, temos processos, metas, foco e suporte para crescermos. A Goakira vem tendo um trabalho muito importante de maturação dos pontos de venda e de expansão do negócio de uma forma profissional”, analisa.
Primeiro lojista a fazer a expansão do seu negócio no novo modelo, Luciano vem tendo suas expectativas superadas. “A Goakira desenvolveu uma loja com um design incrível, que chama a atenção nos shoppings, e agora temos suporte tanto para a montagem do PDV quanto para a gestão do negócio”, afirma.
Originalmente com uma única loja, no Shopping Estação em Belo Horizonte (MG), o franqueado vem em um ritmo acelerado de expansão, que o levará a 5 pontos de venda até o fim do ano. “Isso deveria acontecer em um ano, mas oportunidades surgiram e estamos aproveitando para, em cinco meses, concluir essa fase de crescimento”, comenta. “Só conseguimos crescer rápido porque temos o suporte da Goakira, que se adapta à nossa realidade e nos ajuda a fazer acontecer”, afirma.
A expansão de Luciano Dacasa é parte de um projeto arrojado do Cruzeiro para sua rede de lojas. “Mapeamos oportunidades para 35 pontos de venda em Minas Gerais, especialmente na Grande Belo Horizonte, e o plano é termos de 25 a 30 unidades nos próximos 18 meses”, afirma Fugice. Com isso, o impacto das lojas para as receitas do Cruzeiro será bem mais relevante. “As lojas no novo projeto aumentaram suas vendas, em média, em 20%, por causa do novo mix de produtos, visual merchandising e projeto arquitetônico. Com a expansão da quantidade de lojas, esse será um canal ainda mais importante no relacionamento do clube com os torcedores”, completa.
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