Marca de colchões tecnológicos reinventa linha de produtos e desenvolve novo conceito de loja para impulsionar atuação dos franqueados
Atuando há quase uma década no segmento de colchões tecnológicos, a Haiflex sonhava em franquear seu negócio. A jornada do sonho para a realidade, porém, exigiu repensar todo o business. Com uma história desenvolvida em vendas diretas e por televisão, a marca percebeu que teria grandes oportunidades com o franchising – mas, para isso, precisaria estar pronta para aproveitá-las.
“Quando começamos a discutir com a Goakira a possibilidade de franquear nosso negócio, vimos que teríamos que ampliar nossa linha de produtos para oferecer mais possibilidades aos franqueados e aumentar o universo de clientes que poderíamos alcançar”, conta Francisco Viana, presidente da Haiflex.
Foi preciso repensar o design, o conforto e o acabamento dos produtos para ir além do mercado de colchões terapêuticos. “É um mercado em que as marcas trabalham com produtos mais firmes e estruturados. Entendemos que, em uma loja, essa característica limitaria muito as vendas, pois a maioria das pessoas busca conforto, durabilidade e beleza”, explica o executivo.
No primeiro semestre de 2023, o desenvolvimento técnico dessa linha ampliada de produtos foi a prioridade da Haiflex. “Mudamos a estrutura dos colchões para uma base de molas ensacadas e compactadas, para oferecer mais conforto para o cliente que não está tão focado nas questões terapêuticas”, comenta. A marca continua a oferecer produtos com vibromasssagem, cromoterapia e conexão com dispositivos inteligentes, mas eles representam atualmente 5% do mix. “Multiplicamos nossas possibilidades de mercado, o que será ótimo para os franqueados”, afirma.
Enquanto acontecia o desenvolvimento da nova linha de produtos, a expansão começava. “Já tínhamos um franqueado em Taboão da Serra (SP), que abriu sua loja em janeiro de 2023 e já tem obtido excelentes resultados, operando no azul desde o segundo mês”, diz Viana. Em paralelo, a Goakira, que havia formatado a expansão por franquias no ano anterior, desenvolveu o projeto arquitetônico da marca.
“A Goakira está conosco desde que entendemos que franquear o negócio seria positivo, mas a mudança dos produtos foi uma iniciativa nossa. E quando decidimos ampliar nossa linha, a Goakira chamou para si a responsabilidade de revisar todo o projeto da loja e redefinir que conceito de PDV funcionaria para nós”, afirma o executivo. “É uma parceria que tem funcionado muito bem”, acrescenta.
O projeto das lojas Haiflex tem diferenciais como totens que trazem as explicações técnicas de cada produto e ajudam a mostrar o valor agregado dos colchões da marca. A ambientação traz aconchego e evita o padrão do setor, que expõe os produtos como se estivessem em um depósito. “Foi um trabalho a quatro mãos, entre nós e a Goakira, muito importante para gerar algo que fosse diferente. Conversamos muito e esse diálogo agregou muito ao projeto”, afirma Viana.
No segundo semestre de 2023, o novo conceito será implementado inicialmente em uma loja-conceito e, uma vez validado, nas novas franquias da marca. “Temos já uma fila de espera para franquias. Estamos muito animados e sabemos que até o final do ano muita coisa vai acontecer nas lojas”, comenta Viana. A meta é fechar 2023 com pelo menos 10 lojas em operação e, em dois anos, atingir a marca de 100 pontos de venda. “O mercado tem demanda para isso e vemos um grande potencial para produtos com mais qualidade, tecnologia e conforto. Sinto que podemos nos destacar muito”, completa.
A Haiflex é uma empresa inovadora de tecnologia avançada, que atua há mais de 8 anos no mercado brasileiro de saúde e bem-estar. É uma companhia capaz de desenvolver produtos de alta qualidade e gerar altos índices de satisfação dos consumidores, oferecendo conforto, saúde e tecnologia para públicos dos mais variados perfis. Visando desenvolver produtos para melhorar a qualidade do sono e da vida dos consumidores, a Haiflex investe pesado em pesquisas para garantir mais qualidade e precisão aos seus colchões e travesseiros.
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