Rede de clínicas estéticas amplia alcance da marca com modelo de captação terceirizada de prospects
Uma das atividades mais importantes no processo de expansão das franquias é encontrar franqueados que tenham fit com a marca. E não apenas na questão financeira: a cultura, valores e propósito também devem estar alinhados para que a parceria seja próspera e de longo prazo. Por isso, contar com parceiros que tragam leads qualificados e alinhados à cultura do negócio acelera o desenvolvimento das redes.
É o que acontece na Onodera, uma das principais redes de clínicas de estética do país. A empresa possui uma parceria com a Goakira em um modelo de negócios simples de entender: a consultoria indica leads qualificados para a rede. Nesse modelo, a Goakira faz a filtragem dos leads, entende se o candidato possui o perfil ideal para a marca e então encaminha o contato para a Onodera.
“É um modelo simples, mas que funciona muito bem para nós, já que é um lead trazido a um custo mais baixo que em outros formatos de captação”, analisa Silvana Santos, gerente de expansão da Onodera. Recentemente, a rede fechou um contrato de repasse de franquia que nasceu como um lead gerado pela Goakira. “Já recebemos o lead ‘maduro’, pois a Goakira cuida de avaliar se o candidato tem experiência em gestão comercial, administração, finanças e outras capacidades que consideramos importantes – e se tem o recurso financeiro necessário para investir em uma franquia”, conta Silvana. “Isso simplifica muito o nosso trabalho no fechamento do contrato”, acrescenta.
Oscar Sakaue, diretor de investimentos da Goakira, conta que essa modalidade, chamada de broker, é uma das possibilidades de parceria desenvolvidas junto a redes de franquia. “Temos desde uma modalidade mais simples de captação até um modelo de expansão 100% terceirizada, em que cuidamos de todo o processo de vendas, marketing e jurídico”, afirma.
Todo conceito de franquia depende de lojas próprias que comprovem a viabilidade do modelo. Afinal de contas, esse é um negócio de “skin in the game”. E é nesse momento que a el Patron Platas se encontra agora. “É a hora de abrir nossa primeira loja física, para depois avançarmos com o racional econômico e construir a rede de franquias”, afirma Monteiro. A primeira loja tem local definido: São Paulo. “É o maior mercado do nosso e-commerce, com mais de 30% das vendas. Por isso, é muito importante começar por lá. Agora depende da gente, de negociar com os shopping centers e encontrar o melhor ponto”, conta.
No caso do modelo broker, adotado pela Onodera, a grande vantagem para as redes de franquia é o acesso a leads aos quais a marca normalmente não teria acesso. “Temos um amplo networking que nos ajuda muito a direcionar a franquia certa para cada investidor e abre portas que de outra forma seriam inacessíveis”, comenta Sakaue.
A Onodera é uma das principais redes de clínicas de estética do Brasil, com mais de 50 unidades em 10 estados brasileiros. Oferecendo uma grande variedade de tratamentos para melhorar o corpo e a autoestima de suas clientes, a rede foi pioneira em seu setor no início dos anos 80. Desde 2000 atuando no sistema de franquias, a empresa já atendeu mais de 500 mil pessoas em sua trajetória e continua escrevendo uma história de muito empreendedorismo, garra, comprometimento e vontade de fazer o melhor pela saúde, beleza e autoestima das clientes.
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