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Di Santinni: crescer certo é melhor que crescer rápido

Com a ambição de chegar a 350 lojas em todo o país, rede de calçados Di Santinni reestrutura operação de franquias e ganha solidez na transmissão de know-how

A rede de calçados Di Santinni é um exemplo de como o mercado brasileiro tem um imenso potencial de crescimento. Nascida em 1980 como uma indústria, a marca abriu 6 anos depois sua primeira loja própria e, nas três décadas seguintes, desenvolveu uma rede de 105 lojas, sendo 70 franquias em 10 estados do país. Já seria uma bela história de sucesso, mas era possível ir além.

Até 2019, a expansão da rede por franquias tinha se dado de forma orgânica, por meio de ex-funcionários, fornecedores e conhecidos que tinham interesse na marca. Os franqueados sempre fizeram parte do ecossistema e a operação era tocada diretamente pelo fundador da marca. Uma estrutura bem particular.

Para alcançar sua ambição de saltar de 115 lojas para 350 em todo o país, porém, a Di Santinni, precisaria reforçar sua estrutura de franquias. “Revisitamos nosso modelo de negócios, passando pela estrutura jurídica, pelo modelo econômico e por entender o que seria necessário para crescermos como queríamos”, comenta Diego Caravaca, head de expansão e operação da Di Santinni. É quando entra em campo a Goakira, como parceiro para revisão do modelo da operação de franquias.

“Foi um trabalho muito profundo, pois envolveu todas as regras do negócio. A presença da Goakira foi essencial para alicerçar nossos novos caminhos de expansão”, afirma o executivo. Uma vez definidas as regras de expansão, formatado o projeto de franquia e elaborada toda a documentação, a Di Santinni passou a utilizar os serviços de desenvolvimento de mercado da Goakira. “Não tínhamos estrutura aqui dentro para buscar franqueados, ainda estávamos construindo o nosso time interno. A parceria com a Goakira foi essencial para acelerar nosso desenvolvimento”, diz Caravaca.

Essa parceria continua até hoje. “A Goakira recebe os candidatos e faz o filtro antes de encaminhar para nós os franqueados com mais fit com nossa cultura. É um trabalho muito importante para nosso crescimento”, acrescenta. Nos últimos três anos, a atuação da Goakira contribuiu para que a Di Santinni fizesse uma transição de uma empresa familiar em que o varejo tinha um mindset de loja própria para uma cultura de franchising, em que existem processos claros de transferência de know-how e desenvolvimento de franqueados. “Sabíamos que era importante termos esse desenvolvimento e suporte para avançarmos. E isso motivou uma grande mudança no nosso negócio”, comenta.

Tendo iniciado a nova fase de expansão de franquias em meio à pandemia, a Di Santinni tem cravado sua bandeira nas principais capitais onde ainda não tinha pontos de venda. Para isso, encontrar os parceiros certos é essencial. “Ter o parceiro ideal em cada mercado, com conhecimento da região, é muito importante. Vamos alcançar nosso objetivo de chegar às 350 lojas, mas partindo de uma base sólida, com franqueados que entendem o negócio e têm um alinhamento de cultura”, reforça Caravaca. “Queremos chegar longe, não necessariamente chegar rápido. Não queremos pular etapas e, por isso, primeiro revisitamos nosso modelo de negócios, dando cada passso de forma segura para crescermos com solidez”, completa.

Diego-Caravaca

Diego Caravaca

Sobre a Di Santinni

Nascida como uma pequena fábrica de calçados em 1980, a Di Santinni oferece modelos exclusivos a preços justos. Com lojas próprias desde 1986, a empresa alia qualidade e competitividade para atender mais de 4,3 milhões de clientes mensalmente em suas mais de 100 lojas em todo o Brasil.

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