Franquear lojas de grande porte era considerado inviável, mas a rede de artigos esportivos vem fazendo justamente isso – com grande sucesso
Com mais de 60 anos de vida e uma presença consolidada no mercado paulistano por meio de lojas próprias nos principais shopping centers, a Bayard Esportes acreditava ser possível desenvolver uma nova avenida de crescimento por meio de franquias. Transformar a ideia em realidade, porém, dependia de encontrar o parceiro certo.
“Discutimos bastante a possibilidade de franquias, pois batia de frente com muitos paradigmas e preconceitos internos e do mercado”, afirma Lucas Simões Zimmermann, responsável pela expansão da empresa. Normalmente, franquias casam muito bem com lojas de pequeno porte, especialmente quando vendem itens monomarca. A Bayard, uma rede multimarcas com lojas grandes, definitivamente não se encaixava no padrão.
“Conversamos com algumas consultorias, mas somente quando falamos com a Goakira encontramos um parceiro disposto a ir além dos preconceitos, fazer um projeto sólido e comprovar a viabilidade do modelo de franquias para nós”, diz o executivo. Ao atuar com lojas de mais de 100 metros quadrados, que faturam acima do limite do Simples, as franquias passam a trabalhar em um regime tributário de lucro real ou presumido, o que não é comum entre as franquias.
Enquanto a Bayard Esportes questionava a viabilidade de seu projeto, o grupo JHSF contatou a empresa, querendo contar com uma unidade da rede em um de seus shoppings. “Chegamos com eles a um modelo de operação e pagamento de royalties, que era bem semelhante a uma franquia. Com a ajuda da Novoa Prado, que nos apresentou a Goakira, definimos os parâmetros do juridiquês e criamos um modelo em que todos poderiam ganhar dinheiro”, conta o executivo.
Uma vez que ficou claro que a conta fechava com a JHSF, a Bayard Esportes passou a conversar com a Goakira para expandir o modelo de negócios para outros mercados. “É uma parceria muito interessante para nós, pois a Goakira nos provoca o tempo todo para alimentarmos o funil de vendas e mantermos um ciclo contínuo de captação, prospecção e fechamento”, afirma.
Em 2021, foi fechado o primeiro contrato de franquia, em Cuiabá (MT). Já em 2022, a expansão ganhou fôlego com a recuperação pós-pandemia e outros 5 contratos foram fechados até setembro – sem a necessidade de investimentos em publicidade. “Até agora, a Goakira trabalhou com os contatos que tinham sido estabelecidos durante a pandemia, e os resultados têm sido muito positivos. A partir de agora, entramos em uma outra fase, em que precisamos ser ainda mais agressivos comercialmente, mas em que o conceito de uma franquia de grandes lojas está provado”, comenta Zimmermann.
A parceria da Bayard Esportes com a Goakira vem trazendo novas provocações. “Tínhamos a ideia de que nossas lojas precisariam sempre ter o tamanho e o mix completo. Mas a Goakira nos provocou com a ideia de uma loja menor, de 60m2, em Indaiatuba (SP). Para ela, o mix é focado em running, futebol, training e tênis. É justamente essa troca nossa com a Goakira que quebra paradigmas e acelera a nossa inovação”, diz o executivo.
Há 67 anos no mercado, a Bayard Esportes é uma das principais referências em lojas multimarcas de artigos esportivos. Com presença marcante em shopping centers, a marca tem um posicionamento único no mercado – o que tem estimulado seu crescimento por meio de franquias. A empresa também é dona da Yogini, a primeira marca de moda brasileira inspirada nos valores do Yoga.
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