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Ao longo de décadas na televisão, Palmirinha Onofre se tornou uma das grandes referências culinárias do País. Nada mais natural, portanto, que sua imagem alçasse novos voos, por meio de uma operação de food service. Com esse conceito, em 2017 nasceu a Casa Vovó Palmirinha, em um edifício comercial no coração da Avenida Paulista, em São Paulo.
“As receitas davam boa audiência na TV e as aparições da Palmirinha sempre geravam engajamento. Vimos nisso uma oportunidade, personalizando a marca em uma pessoa real”, afirma Helio Saraiva, proprietário da Casa Vovó Palmirinha. A relação com Palmirinha continua mesmo após seu falecimento, aos 91 anos, em 2023. “Principalmente antes da pandemia, ela provava todas as receitas, dava dicas de preparação e os produtos continuam sendo feitos em uma fábrica da família dela”, lembra.
Com a pandemia, as três filhas de Palmirinha se tornaram mais próximas de Helio, no espírito de levar o negócio adiante. “Elas são muito próximas, fazem degustação, pedem para provarmos itens novos. É uma relação em que todos queremos preservar o nome da Palmirinha”, conta.
Nos primeiros anos, a loja se posicionava como uma cafeteria, utilizando pouco a imagem de Palmirinha. Com a pandemia, a revisão do conceito foi adiada – até se tornar inevitável. “Em seis anos, muita coisa muda, especialmente no food service”, conta Saraiva. Essa revitalização passou por trabalhar o fator aconchego, personificado na apresentadora e no ar de “casa da vovó”. Ao mesmo tempo, revisando a oferta de produtos para atender ao que o consumidor deseja.
“Víamos potencial para ir além de uma única loja, porque as pessoas sempre perguntavam se era franquia, se havia outras unidades. Mas faltava ‘braço’ para crescer”, revela Saraiva. Com uma estrutura enxuta, era mais difícil estudar mudanças profundas no negócio.
Querendo crescer, mas sem identificar claramente como fazer, a Casa Vovó Palmirinha buscou a Goakira para a apoiar no processo de expansão e trouxesse uma nova visão. “Sabíamos o que vendia e como vender, mas precisávamos de apoio para revitalizar nossa imagem”, comenta.
Um dos diferenciais que fizeram a Goakira assumir o projeto de revisão do visual merchandising da marca foi a sensibilidade de entender o que era necessário mudar, manter a alma da empresa e, ao mesmo tempo, oferecer uma solução completa, com serviços adicionais, como geolocalização e estudo de viabilidade para a expansão da marca. “Com a Goakira, não preciso me preocupar com vários fornecedores: ela tem parceiros em todas as áreas e cuida ela mesmo dos orçamentos. Simplifica muito para nós, que não temos uma estrutura grande”, diz Saraiva.
O novo projeto define a expansão por meio de quiosques, o que reduz o investimento necessário em novos pontos de venda. Ao mesmo tempo, o visual merchandising explora melhor a imagem de Palmirinha, que antes era limitada a um pequeno painel. “As receitas são todas dela e da família, e com o novo projeto conseguimos demonstrar tudo isso de forma muito mais clara”, conta o executivo. “É a loja da Palmirinha, com o nome e fotos dela, e o clima de acolhimento que ela sempre trouxe em seus programas de TV”, acrescenta.
Com o novo conceito prestes a ser implantado, as expectativas são positivas. “O projeto foi desenvolvido rápido e com eficiência, sem abrir mão da criatividade na busca por soluções que coubessem na nossa realidade”, afirma. Depois da reabertura da loja na Paulista, o plano de expansão prevê a abertura de mais duas lojas e, então, o início do crescimento por franquias.
Localizada na Avenida Paulista, a Casa Vovó Palmirinha nasceu em 2017 como um quiosque localizado na entrada do Condomínio Edifício Paulista Corporate, ao lado do MASP, na Avenida Paulista. O negócio traz quitutes clássicos servidos em cafeterias, como pão de queijo, coxinha, pão de batata com catupiry, quiche, broa de milho, fatias de bolos caseiros (milho, laranja, cenoura com chocolate, etc.) e também cafezinho espresso e chocolate quente. Os produtos da casa são produzidos por fornecedores de acordo com as receitas originais de Palmirinha Onofre.
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